L U Z & T R E V A S.


 



L U Z & T R E V A S.


 Gênesis 1: 3. 

E disse Deus: Haja luz; e houve luz. 

4. E viu Deus que era boa a luz; e fez Deus separação entre a luz e as trevas. 5. E Deus chamou à luz Dia; e às trevas chamou Noite. 

E foi a tarde e a manhã, o dia primeiro. 

🌞🌒🌓

 

Podemos enxergar um objeto pelo fato de a luz poder chegar até ele, iluminando-o e, posteriormente, sendo refletido até nossos olhos. Para os físicos, nessas situações a luz caminha em linha reta


Quando a luz chega à parte de trás do olho, viaja ao longo dos nervos da retina que estão juntos num feixe. Estas imagens depois percorrem todo o caminho até ao cérebro através dos nervos óticos. Quando o seu cérebro processa estainformação, volta a virar as imagens para que não veja o mundo de cabeça para baixo.


Qual era a utilidade do fogo?


A primeira forma de energia que o homem conseguiu dominar foi o fogo. O Homem sempre necessitou do fogo para se aquecer, cozinhar, iluminar e se proteger. Antigamente, juntavam um montinho de mato seco, dois pedaços de madeira, que friccionados, esquentavam rapidamente, queimando o mato seco com seu calor.


Thomas Edisonfoi um homem à frente do seu tempo. Muitos cientistas também foram influentes para a descoberta da lâmpada elétrica, mas Thomas Edison (1847-1931), o fabuloso e excêntrico cientista norte americano, é o pai da obra.


Como é criada a luz?


A luz é um tipo de onda eletromagnética visível, formada pela propagação em conjunto de um campo elétrico e um magnético. Como é característico da radiação eletromagnética, a luz pode propagar-se através de diversos meios e sofrer alterações de velocidade ao passar de um meio de propagação para outro.


A velocidade da luz no vácuo é uma constante física importante, cujo valor é de aproximadamente 300 milhões de metros por segundo. A velocidade da luz, comumente denotada pela letra c, vale cerca de 299.792.458 m/s, ou seja, a cada segundo, a luz viaja aproximadamente 300.000 km ao se propagar no vácuo.


Como foi feito o cálculo da velocidade da luz?


Fizeau, inspirado em um experimento já existente, montou uma roda dentada e uma associação de espelhos. Usando essa configuração experimental e controlando a velocidadede rotação da roda dentada, Fizeau conseguiu determinar a velocidade da luzcom cerca de 10% de erro em relação às medidas conhecidas atualmente.


É MUITO MAIS, SE FALAR DA UTILIDADE DA LUZ.


Porquê Jesus usou a luz como metáfora!


 Mateus 4: 16. 

O povo, que estava assentado em trevas, viu uma grande luz; e, aos que estavam assentados na região e sombra da morte, a luz raiou. 



 Mateus 5: 14. 

Vós sois a luz do mundo; não se pode esconder uma cidade edificada sobre um monte; 

15. Nem se acende a candeia e se coloca debaixo do alqueire, mas no velador, e dá luz a todos que estão na casa. 



 Mateus 5: 14. 

Vós sois a luz do mundo; não se pode esconder uma cidade edificada sobre um monte; 15. Nem se acende a candeia e se coloca debaixo do alqueire, mas no velador, e dá luz a todos que estão na casa. 



 Mateus 5: 16. 

Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus. 



 Mateus 6: 22. 

A candeia do corpo são os olhos; de sorte que, se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo terá luz; 

23. Se, porém, os teus olhos forem maus, todo o teu corpo será tenebroso. Se, portanto, a luz que em ti há são trevas, quão grandes serão tais trevas! 



 Mateus 10: 27. 

O que vos digo em trevas dizei-o em luz; e o que escutais ao ouvido pregai-o sobre os telhados. 



 Mateus 17: 2. 

E transfigurou-se diante deles; e o seu rosto resplandeceu como o sol, e as suas vestes se tornaram brancas como a luz. 



 Mateus 24: 29. 

E, logo depois da aflição daqueles dias, o sol escurecerá, e a lua não dará a sua luz, e as estrelas cairão do céu, e as potências dos céus serão abaladas. 



 Lucas 2: 32. 

Luz para iluminar as nações, e para glória de teu povo Israel. 



 Lucas 12: 3. Porquanto tudo o que em trevas dissestes, à luz será ouvido; e o que falastes ao ouvido no gabinete, sobre os telhados será apregoado. 



 Lucas 16: 8. 

E louvou aquele senhor o injusto mordomo por haver procedido prudentemente, porque os filhos deste mundo são mais prudentes na sua geração do que os filhos da luz. 



 João 1: 4. 

Nele estava a vida, e a vida era a luz dos homens. 

5. E a luz resplandece nas trevas, e as trevas não a compreenderam. 

6. Houve um homem enviado de Deus, cujo nome era João. 

7. Este veio para testemunho, para que testificasse da luz, para que todos cressem por ele. 

8. Não era ele a luz, mas para que testificasse da luz. 

9. Ali estava a luz verdadeira, que ilumina a todo o homem que vem ao mundo. 



 João 3: 19. 

E a condenação é esta: Que a luz veio ao mundo, e os homens amaram mais as trevas do que a luz, porque as suas obras eram más. 

20. Porque todo aquele que faz o mal odeia a luz, e não vem para a luz, para que as suas obras não sejam reprovadas. 

21. Mas quem pratica a verdade vem para a luz, a fim de que as suas obras sejam manifestas, porque são feitas em Deus. 



 João 5: 35. 

Ele era a candeia que ardia e iluminava, e vós quisestes alegrar-vos por um pouco de tempo com a sua luz. 



 João 8: 12. Falou-lhes, pois, Jesus outra vez, dizendo: Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida. 


  João 9: 5. 

Enquanto estou no mundo, sou a luz do mundo. 



 João 11: 9. 

Jesus respondeu: Não há doze horas no dia? Se alguém andar de dia, não tropeça, porque vê a luz deste mundo; 

10. Mas, se andar de noite, tropeça, porque nele não há luz. 



 João 12: 35. 

Disse-lhes, pois, Jesus: A luz ainda está convosco por um pouco de tempo. Andai enquanto tendes luz, para que as trevas não vos apanhem; pois quem anda nas trevas não sabe para onde vai. 

36. Enquanto tendes luz, crede na luz, para que sejais filhos da luz. Estas coisas disse Jesus e, retirando-se, ocultou-se deles. 



 João 12: 46. 

Eu sou a luz que vim ao mundo, para que todo aquele que crê em mim não permaneça nas trevas. 

🌚🌖🌎







Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.