A SEMENTE
A SEMENTE
🌱
Mateus 13: 4.
E, quando semeava, uma parte da semente caiu junto ao caminho, e vieram as aves, e comeram-na;
5. E outra parte caiu em pedregais, onde não havia terra bastante, e logo nasceu, porque não tinha terra funda;
6. Mas, vindo o sol, queimou-se, e secou-se, porque não tinha raiz.
7. E outra caiu entre espinhos, e os espinhos cresceram e sufocaram-na.
8. E outra caiu em boa terra, e deu fruto: um a cem, outro a sessenta e outro a trinta.
🌱
Mateus 13: 18.
Escutai vós, pois, a parábola do semeador.
19. Ouvindo alguém a palavra do reino, e não a entendendo, vem o maligno, e arrebata o que foi semeado no seu coração; este é o que foi semeado junto ao caminho.
20. O que foi semeado em pedregais é o que ouve a palavra, e logo a recebe com alegria;
21. Mas não tem raiz em si mesmo, antes é de pouca duração; e, chegada a angústia e a perseguição, por causa da palavra, logo se ofende;
22. E o que foi semeado entre espinhos é o que ouve a palavra, mas os cuidados deste mundo, e a sedução das riquezas sufocam a palavra, e fica infrutífera;
23. Mas, o que foi semeado em boa terra é o que ouve e compreende a palavra; e dá fruto, e um produz cem, outro sessenta, e outro trinta.
🌱
VAMOS ESCOLHER O TRIGO.
Do surgimento da agricultura à invenção da escrita pelos sumérios, passando pelas primeiras formas de divisão do trabalho, o trigo está presente há cerca de 10 mil anos na história da humanidade.
Quando o homem começou a plantar e a criar animais, lá estava o trigo entre os cereais cultivados para alimentar as pessoas. O cultivo começou na Mesopotâmia, numa região chamada pelos historiadores de Crescente Fértil – área que hoje vai do Egito ao Iraque.
Os grãos de trigo eram consumidos numa espécie de papa, misturados com peixes e frutas. A “invenção” do pão é atribuída aos egípcios que, por volta de 4000 a.C, descobriram o processo de fermentação do trigo.
Mais do que alimento para os egípcios, os pães ou biscoitos, moldados às vezes com formas humanas e de animais, eram oferecidos aos deuses ou usados em rituais. Mais tarde, ganhariam status de símbolo religioso: na religião católica, pão e vinho compõem a Eucaristia, enquanto na páscoa judaica, o pão ázimo, sem fermento, é presença obrigatória.
Em sua trajetória, na história da humanidade, o trigo tem papel decisivo também na invenção da escrita: diz a história que a escrita foi criada pelos sumérios como forma de registrar e controlar o comércio dos excedentes de alimentos – entre eles, o trigo.
Da Mesopotâmia, o trigo se espalhou pelo mundo. Os chineses já conheciam o trigo cerca de 2 mil anos antes de Cristo. Com ele, faziam farinha, macarrões, pastéis. Diz a história, também, que no século XIII, Marco Pólo esteve na China e de lá trouxe o macarrão para a Itália.
Na Europa, o cultivo do trigo se expandiu nas regiões mais frias, como Rússia e Polônia. E foi pelas mãos dos europeus que, no século XV, o trigo chegou às Américas
Sindtrigo.com.br
ILUSTRAÇÃO USADA POR JESUS NA PARÁBOLA...
CAMINHO.
Ter um caminho baseado numa escolha é determinante para alcançar realização e satisfação.
PEDRA.
a) Na vida de uma pessoa, "uma pedra no meio do caminho" pode significar um obstáculo ou dificuldade inesperada que impede ou atrapalha o progresso em algum aspecto da vida
ESPINHO.
Todo mundo tem o seu espinho na carne. Ninguém está imune ao sofrimento.E muitas vezes o sofrimento ainda faz uma escalada que se prolonga no tempo e perpetua a dor.
TERRA.
O ser humano e o meio ambiente tem uma relação dependente, um depende do outro para a sobrevivência. É do meio ambiente que retiramos diversas fontes de sustento. O homem se afastou do mundo natural como se não fizesse parte dele, mas faz.
23. Mas, o que foi semeado em boa terra é o que ouve e compreende a palavra; e dá fruto, e um produz cem, outro sessenta, e outro trinta.
O que a Parábola do Semeador nos ensina?
A Parábola do Semeador traz lições muito importantes. Ela ensina que a semente do Evangelho alcança diferentes solos e apresenta resultados distintos em cada um deles. Algumas pessoas possuem um coração insensível que não responde positivamente ao convite do Evangelho
Qual é a mensagem principal da parábola?
Parábola é uma pequena narrativa que usa alegorias para transmitir uma lição moral. As parábolas são muito comuns na literatura oriental e consistem em histórias que pretendem trazer algum ensinamento de vida. Possuem simbolismo, onde cada elemento da história tem um significado específico.
Nos dias de hoje..
A semente é sempre a mesma, ou seja, é a Palavra de Deus lançada no coração dos seres humanos. Uns a ouvem, mas se recusam a viver de acordo com ela; outras pessoas que estão interessadas vêm e a pegam para si, porque está dando sopa à beira do caminho; outros também a ouvem, mas ficam na dúvida se ela serve ou não.
A interpretação do Monge Anibal. Afirma o monge que a boa terra são 25% da humanidade que serão salvos, os outros 75% não valorizaram o convite e se perderam.
Seus colegas monges já discordaram e disseram que Anibal ficou muito tempo sozinho no mosteiro e estava um meio desorientado..
Romanos 8: 1.
PORTANTO, agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o Espírito.
5. Porque os que são segundo a carne inclinam-se para as coisas da carne; mas os que são segundo o Espírito para as coisas do Espírito.
6. Porque a inclinação da carne é morte; mas a inclinação do Espírito é vida e paz.
7. Porquanto a inclinação da carne é inimizade contra Deus, pois não é sujeita à lei de Deus, nem, em verdade, o pode ser.
8. Portanto, os que estão na carne não podem agradar a Deus.
14. Porque todos os que são guiados pelo Espírito de Deus, esses são filhos de Deus.
Romanos 10: 11.
Porque a Escritura diz: Todo aquele que nele crer não será confundido.
12. Porquanto não há diferença entre judeu e grego; porque um mesmo é o Senhor de todos, rico para com todos os que o invocam.
13. Porque todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo.
14. Como, pois, invocarão aquele em quem não creram? E como crerão naquele de quem não ouviram? E como ouvirão, se não há quem pregue?
15. E como pregarão, se não forem enviados? Como está escrito: Quão formosos os pés dos que anunciam o evangelho de paz; dos que trazem alegres novas de boas coisas.
A vida de uma arvore..
O tempo de vida de uma árvorevaria de acordo com a sua espécie. Um pessegueiro vive 30 anos; um cajuzeiro, mais de cem; uma oliveira, até mil anos; sequoias, até três mil! Viva trinta, cem, mil ou até três mil anos, toda árvorenasce de uma pequenina semente. A semente cai no chão e germina.
Em estado vegetativo...
As pessoas em estado vegetativo conseguem abrir os olhos, mas não conseguem falar ou fazer coisas que requeiram pensamento ou intenção consciente, e não têm consciência de si próprias nem de seu ambiente.
Significado de Inanimado
adjetivo Sem vida ou que como tal parece: corpo inanimado; cair inanimado. Que não tem alma.
Que não tem ou nunca teve vida; inânime: “[…] é possível pelo método zen-budista a gente identificar-se com as coisas inanimadas” ( EV ) . 2 Que perdeu a consciência ou os sentidos; desmaiado. 3 Que não tem movimento; inânime, inerte, parado.
Dicionário online de Português. Antônimos de inanimado: animado, vivo, expressivo, comovido, sensível, inamistoso, inamovível, inanimado, inaparente,
Por que a árvore pode ser considerada um ser vivo?
Por exemplo, podemos dizer que uma planta é um ser vivo, pois apresenta propriedades como crescimento, reprodução e organização celular. Essas características não são observadas em um ser que não possui vida,
Porque o Reino de Deus é semelhante a um grão de mostarda?
O Reino de Deusé como um grão de mostarda
Quando Jesus comparou o reino de Deusao grão de mostarda, Ele não estava exatamente relacionando o tamanho da semente ao tamanho do Reino de Deus, mas ilustrava o poder de crescimento da Palavra do Reinodos Céus.
Eis o motivo da Palavra de Deus comparada a uma semente......
Como é o nascimento de uma árvore?
A semente cai no chão. Dentro dela está o embrião da árvore. Ele se alimenta dos nutrientes da semente e do solo, além de receber água da chuva ou de alguma irrigação. Em certo momento, o embrião rompe o que resta da casca, cresce para cima, na direção do Sol; e para baixo, na direção das profundezas da terra.(O homem é a terra e a Palavra a semente).
🌱🌱🌱
23. Mas, o que foi semeado em boa terra é o que ouve e compreende a palavra; e dá fruto, e um produz cem, outro sessenta, e outro trinta
Nenhum comentário: