R A Ç A S.
RAÇAS.
˜
˜
21 espécies.....
Pelo menos 21 espécies humanas são reconhecidas por pesquisadores, incluindo a nossa — Homo sapiens —, segundo levantamento do Museu Nacional de História Natural, mantido pelo Instituto Smithsonian, nos Estados Unidos.
Quais são as principais 5 raças humanas?
Com o Censo IBGE de 2022, você pode ter se perguntado: Como responder à categoria raça/cor? As categorias utilizadas são: preto, pardo, branco, indígena e amarelo. Amarelo se refere à pessoa que se declara de origem oriental: japonesa, chinesa, coreana.
Veja também....
Que categorias o Censo IBGE utiliza para raça e cor? - TJDFT
Quantas raças existem atualmente?
Desde então, vários trabalhos derivados da ideia de raças diferentes entre a espécie humana foram concebidos, de modo que, enquanto alguns autores distinguiram quatro ou cinco raças, outros chegaram a especificar mais de 20
A ESCRAVIDÃO.
Porque os negros foram escravizados?
Uma dessas razões, por exemplo, foi por ser a mão-de-obra negra mais qualificada do que a indígena. Outra forte razão, foram os altos lucros que o tráfico de escravos africanos rendia para os comerciantes. O tráfico era, sem dúvida, uma das atividades mais lucrativas do sistema colonial.
A "missão evangelizadora" também era uma justificativa para escravizar os africanos "infiéis". Além disso, o negro era considerado um ser inferior, uma coisa, não uma pessoa, e por isso não tinha nenhum direito. Dessa forma, gradativamente os negros substituíram os nativos indígenas no trabalho escravo na colônia.
O FIM DA ESCRAVIDÃO....
A abolição da escravatura foi um dos acontecimentos mais marcantes da história do Brasil e determinou o fim da escravização dos negros no Brasil. A abolição do trabalho escravo ocorreu por meio da Lei Áurea, aprovada no dia 13 de maio de 1888 com a assinatura da regente do Brasil, a princesa Isabel.
Como foi o fim da escravidão no mundo?
Em geral, movimentos abolicionistas foram uma das principais razões para o fim da escravidão em diversos países, no entanto, fatores como guerras, revoluções, novas práticas econômicas, decretos e diferentes processos históricos e políticos, fizeram desse um panorama global a partir de 1792 – quando a Dinamarca, ...
Quais foram as consequências do fim da escravidão?
Quando a escravidão foi proibida no Brasil, em 13 de maio de 1888, foram libertadas da escravidão aproximadamente 700 mil pessoas. Esses indivíduos e a população negra não foram inseridos na sociedade brasileira após a liberdade, continuando a maior parte dessa população sem acesso à educação, saúde e bons empregos.
A ESCRAVIDÃO NOS DIAS ATUAIS...
O trabalho escravo no Brasil atual é uma violação grave dos direitos humanos, que preveem a liberdade e a segurança como direitos básicos. Ouça o texto abaixo! O trabalho escravo no Brasil atual é um crime que já fez mais de 60 mil vítimas entre 1995 e 2022.
Como é a escravidão no Brasil hoje?
No Brasil, 95% das pessoas submetidas ao trabalho escravo são homens. Geralmente, as atividades para as quais esse tipo de mão de obra é utilizado exigem força física, por isso os aliciadores buscam principalmente homens e jovens. Por outro lado, mulheres também são recorrentemente expostas a essa prática criminosa.
O que é trabalho análogo à escravidão no Brasil atual?
Segundo o artigo 149 do Código Penal Brasileiro, o trabalho análogo à escravidão é caracterizado pela submissão de alguém a trabalhos forçados ou a jornadas exaustivas, quer sujeitando-o a condições degradantes de trabalho, quer restringindo, por qualquer meio, sua locomoção em razão de dívida contraída com o sistema..
O QUE LEVA UMA PESSOA A SER ESCRAVO?
No geral, os trabalhadores submetidos ao trabalho escravo são migrantes, brasileiros ou de outros países, que deixam seus locais de origem atraídos por falsas promessas de trabalho e/ou migram forçadamente em razão de condições socioeconômicas precárias.
A BÍBLIA E A ESCRAVIDÃO....
De início, podemos afirmar que a Bíblia aponta um escravo relativo ao pecado, qual é a única coisa que separa o homem de seu Criador.
Romanos 6:15
E daí? Havemos de pecar porque não estamos debaixo da lei, e sim da graça? De modo nenhum!
16 Não sabeis que daquele a quem vos ofereceis como servos para obediência, desse mesmo a quem obedeceis sois servos, seja do pecado para a morte ou da obediência para a justiça?
17 Mas graças a Deus porque, outrora, escravos do pecado, contudo, viestes a obedecer de coração à forma de doutrina a que fostes entregues;
18 e, uma vez libertados do pecado, fostes feitos servos da justiça.
19 Falo como homem, por causa da fraqueza da vossa carne. Assim como oferecestes os vossos membros para a escravidão da impureza e da maldade para a maldade, assim oferecei, agora, os vossos membros para servirem à justiça para a santificação.
20 Porque, quando éreis escravos do pecado, estáveis isentos em relação à justiça.
21 Naquele tempo, que resultados colhestes? Somente as coisas de que, agora, vos envergonhais; porque o fim delas é morte.
22 Agora, porém, libertados do pecado, transformados em servos de Deus, tendes o vosso fruto para a santificação e, por fim, a vida eterna;
23 porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor.
1 Coríntios 7:21
Foste chamado, sendo escravo? Não te preocupes com isso; mas, se ainda podes tornar-te livre, aproveita a oportunidade.
22 Porque o que foi chamado no Senhor, sendo escravo, é liberto do Senhor; semelhantemente, o que foi chamado, sendo livre, é escravo de Cristo.
23 Por preço fostes comprados; não vos torneis escravos de homens.
Gálatas 3:28
Dessarte, não pode haver judeu nem grego; nem escravo nem liberto; nem homem nem mulher; porque todos vós sois um em Cristo Jesus.
Gálatas 4:7
De sorte que já não és escravo, porém filho; e, sendo filho, também herdeiro por Deus.
LIBERDADE.....
O Valor da Liberdade
Pois a liberdade também nos assegura a escolha pelo caminho da boa moral, da boa conduta, da observância de uma ética de prudência, perdão e amor.
O que é o valor da liberdade?
Não há força maior, para movimentar o ser humano, que a liberdade. Pois é esta ideia que o leva a tomar decisões, essência de ser um humano. É nas decisões, no exercício da liberdade, que os humanos entendem a vida, conhecem seus limites, tem a dimensão de suas infinitas possibilidades.
Qual é o preço da liberdade?
O preço da liberdade é a vida, seus bens materiais, sua família, é por de lado seus ideais, suas vontades pessoais, seus sentimentos, sua visão de mundo limitada. Não existe liberdade de fato, a liberdade está apenas na força desta palavra.
Qual é a importância da liberdade?
Além disso, a liberdade é essencial para promover a criatividade, inovação e diversidade na sociedade. Quando as pessoas são livres para tomar decisões e agir de acordo com sua própria vontade e consciência, isso leva a uma sociedade mais dinâmica e vibrante.
João 8:32 e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.
João 8:34 Replicou-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo: todo o que comete pecado é escravo do pecado.
35 O escravo não fica sempre na casa; o filho, sim, para sempre.
36 Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres.
ESCRAVIDÃO...NUNCA MAIS!
Inscreva-se, dê sua opinião, isso nos fortalece.
Nenhum comentário: