OS FRUTOS
OS FRUTOS.🍇
.
.
.
João 15:4 🍇
permanecei em mim, e eu permanecerei em vós. Como não pode o ramo produzir fruto de si mesmo, se não permanecer na videira, assim, nem vós o podeis dar, se não permanecerdes em mim.
5 Eu sou a videira, vós, os ramos. Quem permanece em mim, e eu, nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer.
6 Se alguém não permanecer em mim, será lançado fora, à semelhança do ramo, e secará; e o apanham, lançam no fogo e o queimam.
Gálatas 5:22 🍇
Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade,
23 mansidão, domínio próprio. Contra estas coisas não há lei.
NOVE PRINCÍPIOS QUE IDENTIFICAM O CRENTE SALVO.
AMOR🍇
Este fruto do Espírito é a base de todas as demais virtudes na vida do crente. O fruto não é nosso, é do Espírito Santo, é a manifestação de sua presença em nós. Somente Deus pode mudar radicalmente um coração, implantando nele o seu amor, ao ponto de as pessoas verem uma nova criatura, alguém que nasceu de novo.
ALEGRIA🍇
alegria do cristão não é uma alegria meramente momentânea e falsa, é uma alegria contagiante, profunda e verdadeira, pois é gerada em Deus e produzida em nós pelo Espírito Santo.
PAZ🍇
Esse fruto do Espírito, descrito nas sagradas escrituras, é muito diferente do que o mundo entende como sendo paz, pois é gerado pelo consolo do Espírito Santo, pela transformação que nós sofremos ao aceitar a Cristo como nosso único salvador.
LONGANIMIDADE🍇
O fruto da longanimidade é a capacidade graciosa e poderosa de suportar por longo tempo o sofrimento e a adversidade. É, por exemplo, a capacidade nobre de suportar pessoas de difícil relacionamento e cansativas, ou circunstâncias incômodas, permanecendo firme sob tensão sem desanimar.
BENIGNIDADE🍇
Benignidade é um fruto do Espírito Santo e diferencia-se da bondade. Ser benigno é não somente ter atitudes de bondade, mas promover o que é bom. De modo concreto, é colocar em prática o amor e a misericórdia ensinadas por Cristo.
BONDADE🍇
A bondade, está diretamente relacionada com a longanimidade, que se relaciona com a benignidade e consequentemente com a paz, por isso é tão importante que nós busquemo e peçamos para o nosso Senhor, o fruto por completo, sendo aprimorados no amor.
FIDELIDADE🍇
5:22) A fidelidade é a primeira parte do terceiro “cacho” do fruto do Espírito, que diz respeito ao nosso relacionamento com o nosso interior. Essa classificação em três grupos nos ajuda a ver a utilidade das Escrituras ao nos ensinar.
A palavra “fidelidade” significa: lealdade, exatidão, ser verdadeiro, confiança depositada. Mesmo diante de nossas limitações, pela graça do seu Santo Espírito, o Senhor nos convida a todos os dias a vivermos desta forma.
MANSIDÃO🍇
Assim, a mansidão não é deixar de exercer autoridade, mas fazê-lo sob o temor de Cristo, entendendo seu amor para com todas as pessoas. Por isso a mansidão é um fruto do Espírito, porque é motivada pelo modo do Céu de perceber as situações e as pessoas.
A mansidão impede a violência e o desrespeito. Quem é manso pode acalmar uma situação muito tensa, falando com sabedoria, não com amargura. Jesus era manso e a mansidão é um dos frutos do Espírito. A mansidão vem da submissão e confiança em Deus.
DOMÍNIO PROPRIO.🍇
Um dos frutos do Espírito Santo, o domínio próprio significa dizer "não" aos nossos impulsos e desejos nocivos, guiando-nos na direção de uma vida mais equilibrada e com significado.
O fruto do Espírito é o domínio próprio.... O domínio próprio é fundamental para controlarmos todas as áreas da nossa vida. Essa virtude cristã coloca limites em nossas escolhas, desejos e pensamentos. Aliás, esse fruto espiritual deve controlar até o que comemos, bebemos, vestimos, falamos e ouvimos.
UMA PERGUNTA.....
Você está dentro desse quadro?
Se não estiver, continue tentando, tudo que a Bíblia cobra do cristão é possível por em prática, sabe porque?
Porque o Espírito Santo está contigo e o poder é dele, basta um pouco de esforço e fé, ele vai mover as dificuldades.
SEGUE UM TEXTO MUITO DISCUTIDO....ACOMPANHE!🍇
1 Coríntios 13:1 🍇
Ainda que eu fale as línguas dos homens e dos anjos, se não tiver amor, serei como o bronze que soa ou como o címbalo que retine. 2
Ainda que eu tenha o dom de profetizar e conheça todos os mistérios e toda a ciência; ainda que eu tenha tamanha fé, a ponto de transportar montes, se não tiver amor, nada serei.
3
E ainda que eu distribua todos os meus bens entre os pobres e ainda que entregue o meu próprio corpo para ser queimado, se não tiver amor, nada disso me aproveitará.
4
O amor é paciente, é benigno; o amor não arde em ciúmes, não se ufana, não se ensoberbece,
5
não se conduz inconvenientemente, não procura os seus interesses, não se exaspera, não se ressente do mal;
6
não se alegra com a injustiça, mas regozija-se com a verdade;
7
tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.
8
O amor jamais acaba; mas, havendo profecias, desaparecerão; havendo línguas, cessarão; havendo ciência, passará;
9
porque, em parte, conhecemos e, em parte, profetizamos.
10
Quando, porém, vier o que é perfeito, então, o que é em parte será aniquilado.
11
Quando eu era menino, falava como menino, sentia como menino, pensava como menino; quando cheguei a ser homem, desisti das coisas próprias de menino.
12
Porque, agora, vemos como em espelho, obscuramente; então, veremos face a face. Agora, conheço em parte; então, conhecerei como também sou conhecido.
13
Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três; porém o maior destes é o amor.
Se desejar, leia também o Sermão da Montanha que situa em Mateus capítulo 5.
Nenhum comentário: