CONTRA-PESO


 CONTRA-PESO

;

;

;

;

O que é e quais são as causas da obesidade?


Cientificamente, a obesidade se caracteriza pelo acúmulo excessivo de gordura no tecido adiposo. Ela é classificada como uma patologia crônico-degenerativa e inflamatória, que pode ocorrer em decorrência de má alimentação, fatores metabólicos, hormonais, genéticos e psicológicos, além do sedentarismo.



Descrição


Distúrbio que envolve excesso de gordura corporal, aumentando o risco de problemas de saúde.


Geralmente, a obesidade resulta da ingestão de mais calorias do que as calorias queimadas por exercícios físicos e atividades diárias normais.


Muito comum


Casos por ano: mais de 2 milhões (Brasil)


Geralmente, pode ser tratado pela própria pessoa


Geralmente diagnosticável pela própria pessoa


Não requer exames laboratoriais ou de imagem


Crônico: pode durar anos ou a vida inteira



Sintomas


Geralmente diagnosticável pela própria pessoa


Uma pessoa está obesa quando o índice de massa corporal (IMC) dela é de 30 ou mais. O sintoma principal é o excesso de gordura corporal, o que aumenta o risco de problemas de saúde graves.


Apenas para fins informativos. Consulte um médico de confiança para receber orientações adequadas



As pessoas podem ter:


Dores locais: costas ou nas articulações


No peso: excesso de peso ou ganho de peso


Também é comum: barriga grande, compulsão alimentar, fadiga ou ronco


Visão geral




Sintomas da obesidade.


Falta de ar: causada pela pressão do peso do abdômen sobre o pulmão


Dores corporais


Falta de condicionamento físico


Roncos e apneia do sono



QUAIS CONSEQUÊNCIAS DE SER DEMASIADAMENTE MAGRO?



Quais os riscos da magreza excessiva?


Os riscos de sofrer, ter doenças pulmonares e a infertilidade masculina aumentam significativamente em função da magreza excessiva. Em mulheres causa um desequilíbrio do sistema hormonal feminino, correndo o risco de anemia e hipovitaminose.


Qual o problema de ser muito magro?


“Pessoas muito magras podem evoluir em graus variáveis de desnutrição, o que não é saudável, chegando a ser muito perigoso à saúde”, aponta Laura Frontana, endocrinologista do Hospital do Coração (HCor), em São Paulo.


Marcello Bronstein – Magreza excessiva é sinal de que vários nutrientes fundamentais para o organismo – vitaminas e proteínas, por exemplo – não estão sendo utilizados. Isso acontece na anorexia nervosa.


Quando que a magreza é preocupante?


O Índice de Massa Corporal (IMC) médio de uma pessoa fica entre 20 e 25, e um valor acima disso é considerado sobrepeso. Um índice abaixo de 19 é considerado magreza, mas se o índice chegar a menos de 17, se torna preocupante.


As razões de não engordar vão desde características genéticas, como uma alta taxa metabólica basal (a quantidade de energia que seu corpo gasta simplesmente para ficar vivo) herdada da família, até por uso de medicamentos específicos ou doenças como hipertireoidismo, diabetes e quadros psiquiátricos, como depressão ou ansiedade crônica.



O QUE É CULTO AO CORPO?



Culto ao corpo é entendido como um tipo de relação dos indivíduos com seus corpos que tem como preocupação básica o seu modelamento, a fim de aproximá-lo o máximo possível do padrão de beleza estabelecido.


Culto ao corpo é uma cultura antiga.


Desde a Grécia Antiga, o corpo é encarado como um santuário. Os Jogos Olímpicos representavam essa visão, com toda a beleza de corpos atléticos e vigorosos. Ficava clara a concepção de que um corpo bonito e saudável era sinônimo de beleza.




O QUE A BÍBLIA ENSINA SOBRE O CORPO?


Mateus 5:30 

E, se a tua mão direita te faz tropeçar, corta-a e lança-a de ti; pois te convém que se perca um dos teus membros, e não vá todo o teu corpo para o inferno.

 

1 Coríntios 6:19 

Acaso, não sabeis que o vosso corpo é santuário do Espírito Santo, que está em vós, o qual tendes da parte de Deus, e que não sois de vós mesmos?

 

CONTEXTO;


Mateus 15:11 

não é o que entra pela boca o que contamina o homem, mas o que sai da boca, isto, sim, contamina o homem. 

18

 Mas o que sai da boca vem do coração, e é isso que contamina o homem. 

19

 Porque do coração procedem maus desígnios, homicídios, adultérios, prostituição, furtos, falsos testemunhos, blasfêmias. 

20

 São estas as coisas que contaminam o homem; mas o comer sem lavar as mãos não o contamina.

 


CONTRA-PESO.


Gordinho ou magrinho estes são amados por Deus, a Bíblia afirma que Deus é Espírito e no seu Reino não existe beleza física. No tempo do Velho Testamento os em que os Anjos tomavam forma humana não há nenhuma afirmação se eram gordinhos ou magrinhos, e mais, na cultura dos Judeus havia regras severas de alimentação para dar saúde aos homens e viver uma longa vida com qualidade, eles zelavam extremamente pela higiene e alimentação.


Quando a Bíblia afirma que o cristão é templo do Espírito Santo está recomendando que se afaste do pecado que contamina o homem, e é recomendável cuidar bem da saúde do corpo, mas a alimentação do corpo não significa prioridade na esfera espiritual.



PARA CONCLUIR;



1 Tessalonicenses 5:21 

julgai todas as coisas, retende o que é bom; 22 

abstende-vos de toda forma de mal. 

23

 O mesmo Deus da paz vos santifique em tudo; e o vosso espírito, alma e corpo sejam conservados íntegros e irrepreensíveis na vinda de nosso Senhor Jesus Cristo.

------------------

------------------





Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.