O PERDÃO EXPLICADO
0 PERDÃO EXPLICADO.
O que é Perdão:
Perdão é a ação humana de se livrar de uma culpa, uma ofensa, uma dívida e etc. O perdão é um processo mental que visa a eliminação de qualquer ressentimento, raiva, rancor ou outro sentimento negativo sobre determinada pessoa ou por si próprio.
Etimologicamente, a palavra "perdão" vem do latim perdonare que significa a ação de perdoar, ou seja, aceitar ou pedir desculpas; se redimir em relação a algo de errado. A expressão "pedir perdão" é usada quando alguém reconhece o seu erro e pede desculpas para a pessoa com quem foi injusto. Exemplo: "Queria te pedir perdão pelo atraso".
O termo "perdão" ainda pode ser utilizado como uma fórmula educada e delicada para fazer alguém repetir algo que não foi compreendido inicialmente. Exemplo: "Perdão, qual o seu nome mesmo?"
No âmbito religioso, o conceito de perdão está relacionado com o chamado "processo de purificação espiritual", ideia que está presente em quase todas as doutrinas religiosas, e que consiste na eliminação de sentimentos nocivos ao homem, como a raiva, a magoa ou o desejo de vingança.
A ideia do "perdão de Deus" é comum em todas as doutrinas religiosas. Quando um indivíduo comete alguma ação considerada pecado ou que é o oposto às normas propostas por determinada religião, este deve pedir perdão de seus pecados à Deus, através de orações ou penitências.
Perdão judicial
O perdão judicial consiste na abolição da culpa de um indivíduo, perante o Estado, quando este comete delitos sob circunstâncias que estão expressamente definidas no código penal, sendo assim dispensado de cumprir uma pena, determinação, obrigação ou ordem judicial.
Um exemplo de perdão judicial está descrito no artigo 121, § 5º do Código Penal Brasileiro: "na hipótese de homicídio culposo, o juiz poderá deixar de aplicar a pena, se as consequências da infração atingirem o próprio agente de forma tão grave que a sanção penal se torne desnecessária".
Fonte:!
https://www.significados.com.br/perdao/
‐---------------------------------
O PERDÃO.
Há um dito popular que diz " Quem perdoa esquece " . Podemos garantir que perdoar uma ofensa nem é tão difícil para reatar a amizade, mas dependendo da ofensa que causa um sofrimento intenso perdoar se torna tão difícil quanto reviver algo que está morto.
QUANDO A OFENSA É GRAVE.
Quando uma ofensa quebra uma aliança, um pacto, a vítima está mergulhada em um lago de ira e descontrole emocional, capaz de reagir com uma ofensa maior, nesse caso o agressor espera a cura pelo tempo e demonstrando um verdadeiro arrependimento sendo paciente e colaborando com a cura.
QUEM AMA PERDOA ?
O conselho da Bíblia diz;
1 Coríntios 13:4
O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não trata com leviandade, não se ensoberbece.
5 Não se porta com indecência, não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal;
6 Não folga com a injustiça, mas folga com a verdade;
7 Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.
TODA AÇÃO provoca uma REAÇÃO, principalmente quando a ação já é repetida, alguém vai ficar cansado de ser vítima pela ofensa repetida por várias vezes. O versículo diz; O amor tudo suporta, nota-se que o agressor não demonstra seu amor pela vítima possibilitando uma porta para o rompimento daquele relacionamento.
QUAL A DEMONSTRAÇÃO QUE HOUVE PERDÃO?
O perdão não justifica alguém se manter debaixo de um jugo desigual. A vítima está livre para romper uma grande amizade independente do perdão, o perdão não obriga considerar uma amizade sem respeito e quando falta fidelidade.
QUAL O SENTIMENTO QUE PERDOEI?
O perdão traz paz interior, desaparece a raiva, o ódio. A primeira cura acontece no interior da vítima possibilitando reorganizar seu estado emocional. Quem faz a cura é quem perdoa. Esta paz vai proporcionar condições para tomar decisões acertadas.
QUANDO NÃO SOU PERDOADO.
Um arrependimento verdadeiro supera qualquer perdão, a pessoa ofendida que não consegue perdoar estará absorvendo um espírito que poderá corroer seus sentimentos levando a graves problemas psiquiátricos tais como depressão e outras da mente. O agressor pede o perdão e se submete as punições da humilhação, um arrependimento sincero acompanhado de um voto de lealdade.
----------------------------------
Epílogo.
Talvez você não encontrou uma resposta para este tema, afirmo que o ser humano é muito difícil de compreender, o pastor, o líder de uma comunidade, o gerente de uma empresa, esses lideres que governam pessoas são elementos bem dotados para reagir perante situações que toca sentimentos das pessoas. Uma pessoa ofendida é uma pessoa improdutiva.
---------------------------------
Provérbios 18:19 O irmão ofendido é mais difícil de conquistar do que uma cidade forte; e as contendas são como os ferrolhos de um palácio.
--------------------------------
.
.
.
.
.
.
😁participe.
Nenhum comentário: