HAJA LUZ e seu Significado Espiritual
HAJA LUZ.
Leia todo o artigo, além da informação natural poderá entender infinidades de comparações relativo a Biblia Sagrada. Na conclusão vemos como é surpreendente o significado da LUZ.
O Pregador não pode depender unicamente das Sagradas Escrituras, o público alvo nesta geração exige bases de conhecimento endurecendo o entendimento, não seja uma Pregador despreparado.
Vamos para a Luz:
1 No princípio criou Deus o céu e a terra.
2 E a terra era sem forma e vazia; e havia trevas sobre a face do
abismo; e o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas.
3 E disse Deus: Haja luz; e houve luz.
4 E viu Deus que era boa a luz; e fez Deus separação entre a luz e
as trevas.
5 E Deus
chamou à luz Dia; e às trevas chamou Noite. E foi a tarde e a manhã, o dia
primeiro.
A importância da luz para os seres vivos.
Como a luz pode ser
usada para fazer comida? É fácil pensar na luz como algo que existe e
permite que organismos vivos, como seres humanos, vejam, mas a luz é uma forma
de energia. Como toda energia, a luz pode viajar, mudar de forma e ser
aproveitada para fazer o trabalho. No caso da fotossíntese, a energia da
luz é transformada em energia química, que os autotróficos usam para construir
moléculas de carboidratos. No entanto, os autotróficos usam apenas um
componente específico da luz solar.
Os
autótrofos captam a energia da luz do sol, convertendo-a em energia química
usada para construir moléculas de alimento. (crédito: modificação do
trabalho por Gerry Atwell, Serviço de Pesca e Vida Selvagem dos EUA)
O
que é energia luminosa?
O sol emite uma enorme
quantidade de radiação eletromagnética (energia solar). Os seres humanos
podem ver apenas uma fração dessa energia, que é chamada de “luz visível”. A
maneira pela qual a energia solar viaja pode ser descrita e medida como ondas.
Os
cientistas podem determinar a quantidade de energia de uma onda medindo
seu comprimento de onda , a distância entre dois pontos
consecutivos semelhantes em uma série de ondas, como de crista a crista ou vale
a vale ( Figura ).
O
comprimento de onda de uma única onda é a distância entre dois pontos
consecutivos ao longo da onda.
A luz
visível constitui apenas um dos muitos tipos de radiação eletromagnética
emitida pelo sol. O espectro eletromagnético é
o alcance de todos os possíveis comprimentos de onda de radiação
( Figura ). Cada comprimento de onda corresponde a uma
quantidade diferente de energia transportada.
O
sol emite energia na forma de radiação eletromagnética. Essa radiação
existe em diferentes comprimentos de onda, cada qual com sua própria energia
característica. A luz visível é um tipo de energia emitida pelo sol.
Cada tipo de radiação
eletromagnética tem uma gama característica de comprimentos de
onda. Quanto mais longo for o comprimento de onda (ou quanto mais alongado
ele aparecer), menos energia será transportada.
Ondas curtas e apertadas
carregam mais energia. Isso pode parecer ilógico, mas pense nisso em
termos de um pedaço de corda em movimento. É preciso pouco esforço de uma
pessoa para mover uma corda em ondas longas e largas. Para fazer uma corda
se mover em ondas curtas e apertadas, uma pessoa precisaria aplicar
significativamente mais energia.
O sol emite uma ampla
faixa de radiação eletromagnética, incluindo raios X e raios ultravioleta
(UV). As ondas de alta energia são perigosas para as coisas
vivas; por exemplo, os raios X e os raios UV podem ser prejudiciais aos
seres humanos.
Veja
também:
· Ciclo de Calvin Benson: o que é, como ocorre,
função – Resumo
· A importância da luz para o seres vivos
· Fotossíntese: o que é, como ocorre, processo,
equação – Resumo
· Ciclo do ácido cítrico: o que é, fases – resumo
· Fermentação: o que é, tipos, etapas, processos
– Resumo
· Glicólise: o que é, processos, função – Resumo
· O que é metabolismo – anabolismo, catabolismo
e energia
· Transporte Ativo: tipos, função, exemplos –
Resumo
· Transporte passivo: tipos, função – Resumo
Absorção
de Luz
A energia da luz entra
no processo de fotossíntese quando os pigmentos absorvem a luz. Nas
plantas, as moléculas de pigmento absorvem apenas a luz visível para a
fotossíntese. A luz visível vista pelos humanos como luz branca realmente
existe em um arco-íris de cores.
Certos objetos, como um
prisma ou uma gota de água, dispersam a luz branca para revelar essas cores ao
olho humano. A porção de luz visível do espectro eletromagnético é
percebida pelo olho humano como um arco-íris de cores, com violeta e azul tendo
comprimentos de onda mais curtos e, portanto, maior energia. No outro
extremo do espectro em direção ao vermelho, os comprimentos de onda são mais
longos e têm menor energia.
Noções
básicas sobre pigmento.
Diferentes tipos de
pigmentos existem, e cada um absorve apenas certos comprimentos de onda (cores)
da luz visível. Os pigmentos refletem a cor dos comprimentos de onda que
eles não conseguem absorver.
Todos
os organismos fotossintéticos contêm um pigmento chamado clorofila a , que os humanos vêem como a
cor verde comum associada às plantas. A clorofila a absorve os comprimentos de onda de qualquer das
extremidades do espectro visível (azul e vermelho), mas não do
verde. Porque o verde é refletido, a clorofila parece verde.
Outros
tipos de pigmentos incluem clorofila b (que
absorve a luz azul e vermelho-laranja) e os carotenóides. Cada tipo de
pigmento pode ser identificado pelo padrão específico de comprimentos de onda
que ele absorve da luz visível, que é seu espectro de absorção .
Muitos organismos
fotossintéticos possuem uma mistura de pigmentos; entre eles, o organismo
pode absorver energia de uma faixa mais ampla de comprimentos de onda da luz
visível. Nem todos os organismos fotossintéticos têm acesso total à luz
solar.
Alguns organismos
crescem debaixo d’água, onde a intensidade da luz diminui com a profundidade, e
certos comprimentos de onda são absorvidos pela água. Outros organismos
crescem em competição pela luz. Plantas no chão da floresta tropical devem
ser capazes de absorver qualquer pedacinho de luz, porque as árvores mais altas
bloqueiam a maior parte da luz do sol ( Figura ).
As
plantas que comumente crescem na sombra se beneficiam de ter uma variedade de
pigmentos que absorvem luz. Cada pigmento pode absorver diferentes
comprimentos de onda de luz, o que permite que a planta absorva qualquer luz
que passe através das árvores mais altas. (crédito: Jason Hollinger)
Como
funcionam as reações dependentes da luz
O objetivo geral das
reações dependentes da luz é converter a energia da luz em energia
química. Essa energia química será usada pelo ciclo de Calvin para
abastecer a montagem de moléculas de açúcar.
As
reações dependentes de luz começam em um agrupamento de moléculas de pigmento e
proteínas chamado de fotossistema . Existem
fotossistemas nas membranas dos tilacóides. Uma molécula de pigmento no
fotossistema absorve um fóton , uma
quantidade ou “pacote” de energia luminosa, de cada vez.
Um fóton de energia
luminosa viaja até atingir uma molécula de clorofila. O fóton faz com que
um elétron na clorofila se torne “excitado”. A energia dada ao elétron permite
que ele se liberte de um átomo da molécula de clorofila. Portanto, diz-se
que a clorofila “doa” um elétron
Para
substituir o elétron na clorofila, uma molécula de água é dividida. Essa
divisão libera um elétron e resulta na formação de oxigênio (O 2 ) e íons hidrogênio (H + ) no espaço tilacoide. Tecnicamente, cada
quebra de uma molécula de água libera um par de elétrons e, portanto, pode
substituir dois elétrons doados.
A
energia luminosa é absorvida por uma molécula de clorofila e é passada por um
caminho para outras moléculas de clorofila. A energia culmina em uma
molécula de clorofila encontrada no centro de reação. A energia “excita”
um de seus elétrons o suficiente para deixar a molécula e ser transferida para
um aceptor de elétrons primários próximo. Uma molécula de água se divide
para liberar um elétron, que é necessário para substituir o doado. O
oxigênio e os íons de hidrogênio também são formados pela divisão da água.
A substituição do
elétron permite que a clorofila responda a outro fóton. As moléculas de
oxigênio produzidas como subprodutos encontram seu caminho para o ambiente
circundante. Os íons de hidrogênio desempenham papéis críticos no restante
das reações dependentes de luz.
Tenha em mente que o
propósito das reações dependentes de luz é converter energia solar em
transportadores químicos que serão usados no ciclo de Calvin. Em
eucariotos e alguns procariotos, existem dois fotossistemas. O primeiro é
chamado de fotossistema II, que foi nomeado para a ordem de sua descoberta e
não para a ordem da função.
Depois que o fóton é
atingido, o fotossistema II transfere o elétron livre para o primeiro de uma
série de proteínas dentro da membrana dos tilacoides chamada de cadeia de
transporte de elétrons. À medida que o elétron passa ao longo dessas
proteínas, a energia do elétron abastece as bombas de membrana que movem
ativamente os íons de hidrogênio contra seu gradiente de concentração do
estroma para o espaço dos tilacoides.
Isso é bastante análogo
ao processo que ocorre na mitocôndria no qual uma cadeia de transporte de
elétrons bombeia íons de hidrogênio do estroma mitocondrial através da membrana
interna e no espaço intermembranar, criando um gradiente
eletroquímico. Depois que a energia é usada, o elétron é aceito por uma
molécula de pigmento no próximo fotossistema, que é chamado de fotossistema I
( Figura ).
Do
fotossistema II, o elétron viaja ao longo de uma série de proteínas. Este
sistema de transporte de elétrons usa a energia do elétron para bombear íons de
hidrogênio para o interior do tilacoide. Uma molécula de pigmento no
fotossistema eu aceito o elétron.
Gerando
um transportador de energia: ATP
Nas reações dependentes
de luz, a energia absorvida pela luz solar é armazenada por dois tipos de moléculas
transportadoras de energia: ATP e NADPH. A energia que essas moléculas
carregam é armazenada em uma ligação que contém um único átomo para a molécula.
Para o
ATP, é um átomo de fosfato e, para o NADPH, é um átomo de
hidrogênio. Lembre-se de que o NADH era uma molécula semelhante que
transportava energia na mitocôndria do ciclo do ácido cítrico para a cadeia de
transporte de elétrons. Quando essas moléculas liberam energia no ciclo de
Calvin, cada uma delas perde os átomos para se tornarem as moléculas ADP e
NADP + de menor energia .
O
acúmulo de íons de hidrogênio no espaço tilacoide forma um gradiente
eletroquímico devido à diferença na concentração de prótons (H + ) e a diferença na carga através da membrana
que eles criam. Esta energia potencial é colhida e armazenada como energia
química em ATP através de quimiosmose, o movimento de íons de hidrogênio abaixo
do seu gradiente eletroquímico através da enzima transmembrana ATP sintase,
assim como na mitocôndria.
Os íons de hidrogênio
podem passar através da membrana tilacóide através de um complexo proteico
incorporado chamado ATP sintase. Esta mesma proteína gerou o ATP do ADP na
mitocôndria. A energia gerada pela corrente de íon hidrogênio permite que
a ATP sintase ligue um terceiro fosfato ao ADP, que forma uma molécula de ATP
em um processo chamado fotofosforilação.
O fluxo
de íons de hidrogênio através da ATP sintase é chamado quimiosmose, porque os
íons se movem de uma área de alta para baixa concentração através de uma
estrutura semipermeável.
Gerando
outro transportador de energia: NADPH
A função remanescente da
reação dependente da luz é gerar a outra molécula portadora de energia,
NADPH. À medida que o elétron da cadeia de transporte de elétrons chega ao
fotossistema I, ele é re-energizado com outro fóton capturado pela clorofila.
A
energia deste elétron conduz a formação de NADPH de NADP + e um íon de hidrogênio (H + ). Agora que a energia solar é armazenada
em portadores de energia, ela pode ser usada para fazer uma molécula de açúcar.
]
Resumo
da seção
Na
primeira parte da fotossíntese, a reação dependente de luz, as moléculas de
pigmento absorvem energia da luz solar. O pigmento mais comum e abundante
é a clorofila a . Um fóton atinge o
fotossistema II para iniciar a fotossíntese.
A energia viaja através
da cadeia de transporte de elétrons, que bombeia íons de hidrogênio no espaço
tilacoide. Isso forma um gradiente eletroquímico. Os íons fluem
através da ATP sintase do espaço dos tilacóides para o estroma em um processo
chamado quimiosmose para formar moléculas de ATP, que são usadas para a
formação de moléculas de açúcar no segundo estágio da fotossíntese.
O fotossistema I absorve
um segundo fóton, que resulta na formação de uma molécula NADPH, outra
portadora de energia para as reações do ciclo de Calvin.
Referências:
· https://www.studyread.com/uses-of-light/
· FONTE- https://planetabiologico.com.br/bioquimica/a-importancia-da-luz-para-o-seres-vivos/
CIÊNCIA NA BÍBLIA – A LUZ
Conhecer, entender e compreender.
A luz era boa.
Tendo Deus determinado, que
houvesse luz entre as trevas do universo que até então havia átomos em extrema
abundância de diversos tipos de natureza. Assim foi! Ocorreu da forma que ELE
planejará para cumprir os seus propósitos a cada passo da criação. Ou seja, a
cada acontecimento da criação existe a sua particularidade de especial
importância nada poderia ocorrer de forma desordenada. Veja no versículo:
4. Viu Deus que a luz era boa; e
fez separação entre a luz e trevas.
Diante desse versículo podemos
fazer a seguinte pergunta: O que Ele viu, para concluir que a luz era boa? Para
obtermos um melhor entendimento devemos ponderar ponto a ponto de maneira
filosófica de forma prática.
Num primeiro momento, Deus sendo
um ser pensante contendo vários tipos de expectativas extremamente apurados,
sendo tais características como ponto de referência para ver a possibilidade de
atender os seus propósitos, de maneira geral. De modo que a luz Lhe trouxe
certo censo comodidade e satisfação, sendo Ele a única referência de existência
até então, ou seja, a luz é de fato um componente de grande importância para
dar andamento aos seus planos em relação ao processo da criação de todas as
coisas.
Sendo assim antes que houvesse
luz, havia apenas poeira cósmica dentre as trevas onde não havia possibilidade
de vida da forma que conhecemos de acordo a ciência atual. Ou seja, para haver
possibilidade de vida seria fundamental a criação de um ambiente, que pudesse
propiciar a vida advinda da matéria. Portanto, de fato a luz foi um resultado
positivo dos primeiros passos dados por Deus para o processo da criação. Dessa
maneira Deus “viu que a luz era boa”.
Agora vamos ponderar a segunda
parte desse mesmo versículo 4, o qual diz “…e fez separação entre a luz e as
trevas”.
Para compreendermos esse ponto da
criação é forçoso citar algo que foi reconhecido pelos cientistas na década de
1930, que até então era desconhecido, porém sempre esteve presente, dentre as
trevas antes “big bang” em extrema abundância, o qual foi denominado de
“Matéria e Energia Escura” ambos com peculiaridades distintas.
Mas como acorreu essa “separação
entre a luz e as trevas”. Isso está ligado a já mencionada “Singularidade de
atração magnética” de natureza singular, ou seja, força de atração em relação a
matéria e energia escura, o que resultou na formação de vários corpos celeste
todos conhecido de maneira geral de “Buraco Negro”, sendo esses corpos celestes
composto em sua maior parte de matéria escura e também de energia escura
contendo no centro á mencionada singularidade.
Desta forma todos os átomos,
elementos, matéria e energia escura foram se concentrando em incontáveis pontos
do universo, dando assim a formação de imensuráveis números de Planetas,
incontáveis números de Estrelas e inúmeros de Buraco Negros, todos com as suas
particularidades, alguns parecidos, porém diferentes em vários aspectos.
.
https://ciencianabiblia.com/2021/11/22/a-luz-era-boa/
OUTROS ASPECTOS.
Falando novamente ao povo, Jesus
disse: "Eu sou a luz do mundo. Quem me segue, nunca andará em trevas, mas
terá a luz da vida".
João 8:12
A tua palavra é lâmpada
que ilumina os meus passos
e luz que clareia o meu caminho.
Salmos 119:105
Pois Deus, que disse: "Das
trevas resplandeça a luz", ele mesmo brilhou em nossos corações, para
iluminação do conhecimento da glória de Deus na face de Cristo.
2 Coríntios 4:6
A luz brilha nas trevas, e as trevas
não a derrotaram.
João 1:5
Tu, Senhor, manténs acesa a minha lâmpada;
o meu Deus transforma em luz as minhas trevas.
Salmos 18:28
o povo que vivia nas trevas
viu uma grande luz;
sobre os que viviam
na terra da sombra da morte
raiou uma luz".
Mateus 4:16
Os olhos são a candeia do corpo.
Quando os seus olhos forem bons, igualmente todo o seu corpo estará cheio de
luz. Mas, quando forem maus, igualmente o seu corpo estará cheio de trevas.
Lucas 11:34
Se, porém, andarmos na luz, como ele
está na luz, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus, seu Filho,
nos purifica de todo pecado.
1 João 1:7
"Vocês são a luz do mundo. Não
se pode esconder uma cidade construída sobre um monte. E, também, ninguém
acende uma candeia e a coloca debaixo de uma vasilha. Ao contrário, coloca-a no
lugar apropriado, e assim ilumina a todos os que estão na casa. Assim brilhe a
luz de vocês diante dos homens, para que vejam as suas boas obras e glorifiquem
ao Pai de vocês, que está nos céus.
Mateus 5:14-16
Toda boa dádiva e todo dom perfeito
vêm do alto, descendo do Pai das luzes, que não muda como sombras inconstantes.
Tiago 1:17
Vocês, porém, são geração eleita,
sacerdócio real, nação santa, povo exclusivo de Deus, para anunciar as
grandezas daquele que os chamou das trevas para a sua maravilhosa luz.
1 Pedro 2:9
A cidade não precisa de sol nem de
lua para brilharem sobre ela, pois a glória de Deus a ilumina, e o Cordeiro é a
sua candeia.
Apocalipse 21:23
.
.
.
LEIA A BIBLIA Um capítulo por dia e sua vida vai
mudar.
Nenhum comentário: