PROFETAS VELHO E NOVO TESTAMENTO
OS
PROFETAS
Texto básico:
De todas as famílias da terra
só a vós vos tenho conhecido; porventura andarão dois juntos, se não estiverem
de acordo?
Rugirá o
leão no bosque, sem que tenha presa? Levantará o leãozinho no seu covil a sua
voz, se nada tiver apanhado?
Cairá a ave
no laço em terra, se não houver armadilha para ela? Levantar-se-á da terra o
laço, sem que tenha apanhado alguma coisa?
Tocar-se-á
a trombeta na cidade, e o povo não estremecerá? Sucederá algum mal na cidade,
sem que o Senhor o tenha feito?
Certamente
o Senhor DEUS não fará coisa alguma, sem ter revelado o seu segredo aos seus
servos, os profetas.
OS 12 PROFETAS MENORES.
1.OSÉIAS.
Oséias foi um profeta que chamou o povo de Israel ao
arrependimento. Deus usou a vida pessoal de Oséias como um símbolo de Sua
relação com Israel. Tudo que sabemos sobre o profeta Oséias vem do livro de
Oséias.
Pouco se sabe sobre o profeta
Oséias. Ele era filho de um homem chamado Beeri e viveu no tempo em que Israel
estava dividido em dois reinos: Judá, a sul, e Israel, a norte. Oséias pregou
principalmente para o povo do reino do norte, durante o reinado de Jeroboão II
(Oséias 1:1).
2.JOEL.
Resumo: Uma terrível praga
de gafanhotos é seguida por uma grande fome em toda a terra. Joel usa esses
acontecimentos como o catalisador para enviar palavras de aviso a Judá. A menos
que o povo se arrependa rapidamente e completamente, os exércitos inimigos
devorarão a terra assim como fizeram os elementos naturais. Joel apela a todo o
povo e os sacerdotes da terra para que jejuem e se humilhem enquanto buscam o
perdão de Deus. Se eles responderem, haverá novas bênçãos materiais e
espirituais para a nação. No entanto, o Dia do Senhor está chegando. Neste
momento, os gafanhotos temidos vão parecer como mosquitos, em comparação, pois
todas as nações receberão Seu julgamento.
O tema principal do livro de Joel é o Dia do
Senhor, um dia da ira e do juízo de Deus. Este é o dia em que Deus revela os
Seus atributos de poder, ira e santidade, e é um dia terrível para Seus
inimigos. No primeiro capítulo, o Dia do Senhor é vivido historicamente pela
praga de gafanhotos sobre a terra. Capítulo 2:1-17 é um capítulo de transição em
que Joel usa a metáfora da praga de gafanhotos e da seca para renovar um apelo
ao arrependimento. Capítulos 2:18-3:21 descreve o Dia do Senhor em termos
escatológicos e atende à chamada ao arrependimento com as profecias de
restauração física (2:21-27), restauração espiritual (2:28-32) e restauração
nacional (3:1-21).
3.AMÓS.
Propósito: Amós é um pastor e apanhador de frutas da aldeia
judaica de Tecoa quando Deus o chama, embora não tenha uma educação ou
conhecimento sacerdotal. A missão de Amós foi direcionada para o seu vizinho do
norte, Israel. Suas mensagens de iminente ruína e cativeiro para a nação por
causa de seus pecados foram amplamente impopulares e ignoradas, no entanto,
porque estavam vivendo os melhores tempos desde os dias de Salomão. O
ministério de Amós ocorre enquanto Jeroboão II reina sobre Israel e Uzias reina
sobre Judá.
Resumo: Amós pode ver que por trás do poder e
prosperidade externa de Israel, a nação é completamente corrupta internamente.
Os pecados pelos quais Amós castiga as pessoas são extensos: negligência da
Palavra de Deus, idolatria, culto pagão, ganância, liderança corrupta e
opressão dos pobres. Amós começa pronunciando um julgamento sobre todas as
nações vizinhas, em seguida, sobre sua própria nação de Judá e, finalmente, a
mais dura sentença é dada a Israel. Suas visões de Deus revelam a mesma
mensagem enfática: o julgamento está próximo. O livro termina com a promessa de
Deus a Amós de futura restauração do remanescente.
4.OBADIAS.
Propósito: Obadias, o menor livro do Antigo Testamento,
tem apenas 21 versículos. Obadias é um profeta de Deus que usa esta oportunidade
para condenar Edom pelos pecados contra Deus e Israel. Os edomitas são
descendentes de Esaú e os israelitas são descendentes de seu irmão gêmeo, Jacó.
A briga entre os irmãos tem afetado seus descendentes por mais de 1.000 anos.
Esta divisão causou os edomitas a proibir que Israel atravessasse as suas
terras durante o êxodo dos israelitas do Egito. Os pecados de orgulho por parte
de Edom exigem agora uma forte palavra de julgamento do Senhor.
Resumo: A mensagem de Obadias é definitiva e certa: o
reino de Edom será destruído completamente. Edom tem sido arrogante,
alegrando-se pelos infortúnios de Israel e quando os exércitos inimigos atacam
Israel e os israelitas pedem por ajuda, os edomitas se recusam e escolhem lutar
contra eles, não por eles. Esses pecados de orgulho não podem mais ser
ignorados. O livro termina com a promessa de realização e libertação de Sião
nos últimos dias, quando a terra será restaurada ao povo de Deus durante o Seu
governo sobre eles.
5.JONAS.
O resumo do livro de Jonas
Jonas era
um profeta, alguém que conhecia o Senhor e
que já era “um mensageiro de Deus” no
Antigo Testamento. Sua missão era ir a Nínive, uma
grande cidade que estava muito corrompida pela maldade e pelo pecado.
O profeta tentou fugir da presença de
Deus e embarcou numa viagem para Társis e para longe do propósito para o qual o Senhor o havia
chamado.
No meio do caminho uma grande dificuldade apareceu através de uma tempestade enviada pelo Senhor. Há uma
grande movimentação dos marinheiros presentes. Estes acabam temendo a Deus e se
arrependendo. Logo após isso, Jonas se lançou ao mar para apaziguar a fúria de
Deus e ficou algumas noites na barriga de um grande peixe orando e pedindo perdão pela sua tentativa
de fugir.
Após
isso, Jonas, cumpriu o seu chamado e anunciou a destruição que Deus enviaria
àquela cidade por sua tamanha maldade. Todos de Nínive creram em Deus e então o Senhor perdoou os pecados
daquele povo.
6.MIQUÉIAS.
Propósito: A mensagem do Livro de Miquéias é uma mistura
complexa de julgamento e esperança. Por um lado, as profecias anunciam o juízo
sobre Israel pelos males sociais, liderança corrupta e idolatria. Esperava-se
que este julgamento culminaria com a destruição de Samaria e Jerusalém. Por
outro lado, o livro proclama não apenas a restauração da nação, mas a
transformação e exaltação de Israel e Jerusalém. As mensagens de esperança e
castigo não são necessariamente contraditórias, no entanto, já que a
restauração e transformação ocorrem somente após o julgamento.
Resumo: O profeta condena os governantes, sacerdotes e profetas de Israel que exploram e enganam o povo. É por causa de suas obras que Jerusalém será destruída. O profeta Miquéias proclama a libertação das pessoas que vão de Jerusalém para Babilônia, e conclui com uma exortação para Jerusalém destruir as nações que se juntaram contra ela. O governante ideal viria de Belém para defender a nação e o profeta proclama o triunfo do reminiscente de Jacó, prevendo também um dia quando o Senhor iria limpar o país da idolatria e confiança no poder militar. O profeta apresenta um resumo conciso e poderoso da exigência de justiça e lealdade por parte do Senhor e anuncia julgamento sobre aqueles que têm seguido os caminhos de Onri e Acabe. O livro termina com uma liturgia profética e elementos de um lamento. Israel confessa seu pecado e recebe garantia de libertação por meio de atos poderosos do Senhor.
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7.NAUM
Propósito: Naum não escreveu este livro como uma
advertência ou uma “chamada ao arrependimento” para o povo de Nínive. Deus já
tinha enviado o profeta Jonas 150 anos antes com Sua promessa do que
aconteceria se continuassem em seus maus caminhos. As pessoas daquela época
haviam se arrependido, mas agora viviam tão mal (se não pior) do que antes. Os
assírios tinham se tornado absolutamente brutais em suas conquistas (entre
outras atrocidades, eles penduravam os corpos de suas vítimas em postes e
colocavam a sua pele nas paredes das suas tendas). Agora Naum estava dizendo ao
povo de Judá para não se desesperarem porque Deus havia pronunciado julgamento
e os assírios em breve estariam recebendo o que mereciam.
Resumo: Nínive já tinha uma vez respondido à pregação
de Jonas e abandonado seus maus caminhos para servir ao Senhor Deus Jeová.
Entretanto, 150 anos depois, Nínive retornou à idolatria, violência e
arrogância (Naum 3:1-4). Mais uma vez Deus envia um de Seus profetas para
Nínive para pregar julgamento na destruição da cidade e exortá-los ao
arrependimento. Infelizmente, os ninivitas não prestaram atenção à advertência
de Naum e a cidade ficou sob o domínio da Babilônia.
8.HABACUQUE.
Propósito:Habacuque estava se
perguntando por que Deus estava permitindo que seu povo escolhido sofresse nas
mãos de seus inimigos. Deus responde e a fé de Habacuque é restaurada.
Resumo:O livro de Habacuque começa
com Habacuque clamando a Deus por uma resposta a por que o Seu povo escolhido
tem sofrido em cativeiro (Habacuque 1:1-4). O Senhor dá a sua resposta a
Habacuque, essencialmente afirmando: “você não acreditaria se eu lhe dissesse”
(Habacuque 1: 5-11). Habacuque diz em seguida: “Ok, tu és Deus, mas ainda me
conte mais sobre por que isso está acontecendo” (Habacuque 1:17-2:1). Deus
então responde-lhe novamente e dá-lhe mais informações, dizendo então que a
Terra é para estar silenciosa diante dEle (Habacuque 2:2-20). Então Habacuque
escreve uma oração expressando sua forte fé em Deus, mesmo passando por estas
tribulações (Habacuque 3:1-19).
9.SOFONIAS.
Propósito: A mensagem de Sofonias de julgamento e
incentivo contém três doutrinas principais: 1) Deus é soberano sobre todas as
nações. 2) Os ímpios serão punidos e os justos serão recompensados no dia do
julgamento. 3) Deus abençoa aqueles que se arrependem e confiam nele.
Resumo: Sofonias pronuncia o juízo do Senhor sobre
toda a terra, sobre Judá, sobre as nações vizinhas, sobre Jerusalém e sobre
todas as nações. Isso é seguido por proclamações de bênçãos do Senhor sobre
todas as nações e especialmente sobre o remanescente fiel do Seu povo em Judá.
Sofonias teve a coragem de falar
abertamente porque sabia que estava proclamando a Palavra do Senhor. Seu livro
começa com “A palavra do Senhor” e termina com “diz o Senhor”. Ele sabia que
nem os muitos deuses que o povo adorava nem o poder do exército assírio
poderiam salvá-los. Deus é misericordioso e compassivo, mas quando todos os
seus avisos são ignorados, o julgamento é de se esperar. O Dia do Julgamento de
Deus é frequentemente mencionado nas Escrituras. Os profetas o chamaram de “Dia
do Senhor”. Eles se referiam a vários eventos (como a queda de Jerusalém) como
manifestações do Dia de Deus, cada um dos quais apontava para o último Dia do
Senhor.
10.AGEU.
Propósito: Ageu buscou desafiar o povo de Deus com respeito
às suas prioridades. Ele os chamou a reverenciar e glorificar a Deus através da
construção do Templo, apesar da oposição local e oficial. Ageu os exortou a não
se desanimar porque este templo não seria tão ricamente decorado como o de
Salomão. Ele os exortou também a abandonar a impureza de seus caminhos e a
confiar no poder soberano de Deus. O Livro de Ageu é um lembrete dos problemas
que o povo de Deus enfrentou naquele momento, de como as pessoas corajosamente
confiaram em Deus e como Deus providenciou para as suas necessidades.
Resumo: Será que o povo de Deus vai reavaliar suas
prioridades, tomar coragem e agir com base nas promessas de Deus? Deus buscou
advertir as pessoas a ouvir as Suas palavras. Deus não apenas os advertiu, mas
Ele também ofereceu promessas por meio de Seu servo Ageu a fim de motivá-los a
segui-Lo. Porque o povo de Deus inverteu suas prioridades e não colocou Deus em
primeiro lugar em suas vidas, Judá foi enviado para o exílio babilônico. Em
resposta à oração de Daniel e como cumprimento das promessas de Deus, o Senhor
dirigiu o rei persa daquela época, Ciro, a permitir que os judeus no exílio
voltassem a Jerusalém. Um grupo de judeus retornaram à sua terra com grande
alegria, colocaram Deus em primeiro lugar em suas vidas, adoraram-no e
começaram a reconstruir o Templo de Jerusalém sem a ajuda do povo local que
vivia na Palestina. Sua fé corajosa se encontrou com a oposição da população
local, bem como do governo persa, por cerca de 15 anos.
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11.ZACARIAS.
Propósito: Zacarias enfatizou que Deus tem usado Seus
profetas para ensinar, advertir e corrigir o seu povo. Infelizmente, eles se
recusaram a ouvir. Seu pecado trouxe a punição de Deus. O livro também traz
evidências de que até mesmo a profecia pode ser corrompida. A história mostra
que nesse período a profecia caiu em descrédito entre os judeus, dando entrada
ao período entre os Testamentos quando nenhuma voz profética duradoura falava
ao povo de Deus.
Resumo: O livro de Zacarias ensina que a salvação
pode ser obtida por todos. O último capítulo descreve os povos de todo o mundo
vindo adorar a Deus, o qual deseja que todas as pessoas o sigam. Esta não é a
doutrina do universalismo, ou seja, que todas as pessoas serão salvas porque
salvar faz parte da natureza de Deus. Em vez disso, o livro ensina que Deus
deseja que todas as pessoas o adorem e aceitem aqueles que o fazem,
independentemente de suas expressões nacionais ou políticas, como na liberação
de Judá e de Jerusalém de seus inimigos políticos. Finalmente, Zacarias pregou
que Deus é soberano sobre este mundo, apesar de qualquer aparência do
contrário. Suas visões do futuro indicam que Deus vê tudo o que vai acontecer.
As representações da intervenção de Deus no mundo ensinam que Ele, no fim das
contas, trará os eventos humanos ao fim que Ele escolher. Ele não elimina a
liberdade do indivíduo de seguir a Deus ou se rebelar, mas mantém as pessoas
responsáveis pelas escolhas que fazem. No último capítulo, até mesmo as forças
da natureza respondem ao controle de Deus.
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12.MALAQUIAS
Propósito: O livro de Malaquias é um oráculo: “Sentença
pronunciada pelo SENHOR contra Israel, por intermédio de Malaquias” (1:1). Esta
foi a advertência de Deus através de Malaquias para dizer ao povo a voltar-se
para Deus. Enquanto o último livro do Antigo Testamento se encerra, o
pronunciamento da justiça de Deus e a promessa de Sua restauração através da
vinda do Messias estão soando nos ouvidos dos israelitas. Quatrocentos anos de
silêncio passam, mas esse período termina quando o próximo profeta de Deus,
João Batista, transmite uma mensagem semelhante e proclama: “Arrependei-vos,
porque está próximo o reino dos céus” (Mateus 3:2).
Resumo: Malaquias escreveu as palavras do Senhor ao
povo escolhido de Deus que tinha se desviado, especialmente aos sacerdotes que
tinham abandonado ao Senhor. Os sacerdotes não estavam levando a sério os
sacrifícios que deviam fazer a Deus. Animais com defeitos estavam sendo
sacrificados, embora a lei exigisse animais sem defeito (Deuteronômio 15:21).
Os homens de Judá estavam sendo desleais às esposas de sua juventude e se
perguntando por que Deus não aceitava os seus sacrifícios. Além disso, as
pessoas não estavam oferecendo o dízimo da forma em que deviam (Levítico 27:30,
32). Entretanto, apesar do pecado do povo e de se afastarem de Deus, Malaquias
reitera o amor de Deus por Seu povo (Malaquias 1:1-5) e Suas promessas de um
mensageiro que estava por vir (Malaquias 2:17 – 3:5).
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PROFETAS MAIORES.
ISAIAS.
Propósito: O profeta Isaías foi primeiramente chamado a
profetizar ao Reino de Judá. Judá estava passando por tempos de reavivamento e
tempos de rebeldia. Judá foi ameaçado de destruição pela Assíria e Egito, mas
foi poupado por causa da misericórdia de Deus. Isaías proclamou uma mensagem de
arrependimento do pecado e de expectativa esperançosa do livramento de Deus no
futuro.
Versículos-chave: Isaías 6:8: “Depois disto, ouvi a voz do
Senhor, que dizia: A quem enviarei, e quem há de ir por nós? Disse eu: eis-me
aqui, envia-me a mim.”
Isaías 7:14: “Portanto, o Senhor
mesmo vos dará um sinal: eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho e lhe
chamará Emanuel.”
Isaías 9:6: “Porque um menino nos
nasceu, um filho se nos deu; o governo está sobre os seus ombros; e o seu nome
será: Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz.”
Isaías 14:12-13: “Como caíste do céu,
ó estrela da manhã, filho da alva! Como foste lançado por terra, tu que
debilitavas as nações! Tu dizias no teu coração: Eu subirei ao céu; acima das
estrelas de Deus exaltarei o meu trono e no monte da congregação me assentarei,
nas extremidades do Norte.”
Isaías 53:5-6: “Mas ele foi
traspassado pelas nossas transgressões e moído pelas nossas iniquidades; o
castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos
sarados. Todos nós andávamos desgarrados como ovelhas; cada um se desviava pelo
caminho, mas o SENHOR fez cair sobre ele a iniquidade de nós todos.”
Isaías 65:25: “O lobo e o cordeiro
pastarão juntos, e o leão comerá palha como o boi; pó será a comida da
serpente. Não se fará mal nem dano algum em todo o meu santo monte, diz o
SENHOR.”
Resumo: O Livro de Isaías revela o juízo e salvação
de Deus. Deus é “santo, santo, santo” (Isaías 6:3) e, portanto, Ele não pode
permitir a impunidade do pecado (Isaías 1:2; 2:11-20; 5:30; 34:1-2; 42:25).
Isaías retrata o julgamento vindouro de Deus como um “fogo consumidor” (Isaías
1:31; 30:33).
Ao mesmo tempo, Isaías compreende que
Deus é um Deus de misericórdia, graça e compaixão (Isaías 5:25; 11:16; 14:1-2,
32:2, 40:3, 41:14-16). A nação de Israel (Judá e Israel) é cega e surda aos
mandamentos de Deus (Isaías 6:9-10, 42:7). Judá é comparado a uma vinha que
deve ser, e será, pisoteada (Isaías 5:1-7). Só por causa de Sua misericórdia e
promessas a Israel, Deus não permitirá que Israel e Judá sejam completamente
destruídos. Ele vai trazer tanto a restauração e perdão quanto a cura (43:2,
43:16-19, 52:10-12).
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JEREMIAS.
Propósito: O Livro de Jeremias registra as profecias
finais sobre Judá, advertindo-lhe sobre a destruição que se aproxima se a nação
não se arrepender. Jeremias clama à nação para que se volte a Deus. Ao mesmo
tempo, Jeremias reconhece a inevitabilidade da destruição de Judá devido à sua
idolatria e imoralidade impenitente.
Resumo: O Livro de Jeremias é essencialmente uma
mensagem de julgamento sobre Judá por sua idolatria desenfreada (Jeremias
7:30-34, 16:10-13, 22:9; 32:29; 44:2-3). Após a morte do rei Josias, o último
rei justo, a nação de Judá tinha quase completamente abandonado a Deus e Seus
mandamentos. Jeremias compara Judá a uma prostituta (Jeremias 2:20; 3:1-3).
Deus havia prometido que julgaria idolatria mais severamente (Levítico
26:31-33, Deuteronômio 28:49-68) e Jeremias estava alertando Judá de que o
julgamento de Deus estava próximo. Deus tinha libertado Judá da destruição em
inúmeras ocasiões, mas a Sua misericórdia estava no fim. Jeremias registra o
rei Nabucodonosor conquistando e dominando Judá (Jeremias 24:1). Depois de mais
rebelião, Deus trouxe Nabucodonosor e os exércitos da Babilônia de volta para
destruir e desolar Judá e Jerusalém (Jeremias capítulo 52). Mesmo no julgamento
mais severo, Deus promete a restauração de Judá de volta à terra que Deus tinha
lhe dado (Jeremias 29:10).
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EZEQUIEL.
Propósito: Ezequiel ministrou à geração de sua época,
uma geração extremamente pecaminosa e completamente sem esperança. Por meio de
seu ministério profético, ele tentou levá-los ao arrependimento imediato e à confiança
no futuro distante. Ele ensinou que: (1) Deus trabalha através de mensageiros
humanos; (2) Mesmo com a derrota e desespero, o povo de Deus precisa afirmar a
soberania de Deus; (3) A Palavra de Deus nunca falha; (4) Deus está presente e
pode ser adorado em qualquer lugar; (5) As pessoas têm que obedecer a Deus se
quiserem receber bênçãos e (6) o Reino de Deus virá.
Resumo: Como você pode lidar com um mundo desviado?
Ezequiel, destinado a iniciar o ministério de sua vida como um sacerdote aos
trinta anos, foi tirado de sua terra natal e enviado para a Babilônia com a
idade de 25. Por cinco anos ele viveu em desespero. Aos trinta anos, ele teve
uma visão majestosa da glória do Senhor que cativou o seu ser na Babilônia. O
sacerdote/ profeta descobriu que Deus não era limitado pelas restrições
estreitas da terra nativa de Ezequiel. Em vez disso, Ele é um Deus universal
que comanda e controla as pessoas e nações. Na Babilônia, Deus concedeu a
Ezequiel Sua Palavra para o povo. A experiência de sua chamada transformou
Ezequiel. Ele se tornou avidamente dedicado à Palavra de Deus. Ele percebeu que
pessoalmente não tinha nada para ajudar aos cativos em sua situação amarga, mas
estava convencido de que a Palavra de Deus falava ao seu estado e poderia
dar-lhes a vitória. Ezequiel usou vários métodos para transmitir a Palavra de
Deus ao seu povo. Ele utilizou arte ao desenhar um retrato de Jerusalém, ações
simbólicas e conduta incomum para assegurar a sua atenção. Ele cortou seu
cabelo e a barba para demonstrar o que Deus faria a Jerusalém e seus
habitantes.
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DANIEL.
Propósito: Em 605 AC, Nabucodonosor, rei da Babilônia,
havia conquistado Judá e deportado muitos dos seus habitantes para a Babilônia
– incluindo Daniel. Daniel serviu no palácio real de Nabucodonosor e de vários
outros líderes após Nabucodonosor. O Livro de Daniel registra as ações,
profecias e visões do profeta Daniel.
Resumo: Daniel pode ser dividido em três seções. O
capítulo 1 descreve a conquista de Jerusalém pelos babilônios. Junto com muitos
outros, Daniel e seus três amigos foram deportados para a Babilônia e por causa
de sua coragem e das claras bênçãos de Deus em suas vidas, eles foram
“promovidos” ao serviço do rei (Daniel 1:17-20).
Os capítulos 2-7 registram
Nabucodonosor tendo um sonho que só Daniel poderia interpretar corretamente. O
sonho de Nabucodonosor de uma grande estátua representava os reinos que
surgiriam no futuro. Nabucodonosor fez uma grande estátua de si mesmo e obrigou
todos a adorá-lo. Hananias, Misael e Azarias,
se recusaram e foram milagrosamente poupados por Deus, apesar de terem sido
jogados em uma fornalha ardente. Nabucodonosor é julgado por Deus por seu
orgulho, mas mais tarde restaurado quando chegou ao ponto de reconhecer e
admitir a soberania de Deus.
ULTIMO PROFETA DA
BIBLIA.
JOÃO BATISTA
O
ministério de João Batista
João Batista andava pela região do rio Jordão e pregava que as pessoas precisavam se
arrepender de seus pecados para serem perdoadas. Ele avisava
que Deus pune o pecado e que ninguém iria escapar só por ser judeu de
nascimento. Era preciso se arrepender e viver de maneira que agrada a Deus (Lucas 3:7-9).
A pregação de João atraiu muitas pessoas e ele ficou com vários
discípulos. João batizava quem se arrependia no rio Jordão, como sinal de sua
purificação do pecado. Algumas pessoas pensavam que ele era Messias mas ele
explicava que alguém maior
que ele estava chegando, que iria batizar com o Espírito Santo
(Marcos 1:7-8).
Um dia Jesus chegou para ser batizado. João não quis, porque
sabia que Jesus era superior a ele, mas Jesus insistiu. Quando João batizou
Jesus, ele viu uma pomba descer e uma voz proclamar que Jesus era o Filho de
Deus. A partir de então, João
passou a anunciar Jesus como o Messias (Jo.1:29-31).
A
morte de João Batista
João Batista confrontou o rei Herodes por seu adultério com a
esposa de seu irmão e seus outros pecados. Mas, em vez de se arrepender,
Herodes ficou zangado e lançou
João na prisão.
Herodes tinha medo de matar João, porque ele tinha o apoio do
povo. Mas um dia ele fez um juramento mal pensado à filha da mulher com quem
adulterava e foi obrigado a lhe dar a cabeça de João Batista (Mateus 14:6-10). João foi decapitado na prisão mas
seu legado continuou vivo. Seu
trabalho preparou os corações do povo para receber Jesus.
_______________________________
ÁGABO
Ágabo, o Profeta (em grego: Ἄγαβος) foi um
dos primeiros fiéis seguidores de Jesus,
mencionado nos Atos dos Apóstolos como sendo um profeta. Ele é
tradicionalmente listado também entre os Setenta Discípulos descritos no evangelho de Lucas (Lucas 10:1-24).
História
De acordo com Atos 11:27-28, ele fazia parte de um grupo de
profetas que veio até Antioquia a
partir de Jerusalém. Lá, ele
previu uma carestia severa
que teria ocorrido, segundo o autor, durante o reinado do imperador romano Cláudio, o que
nos permite situar os eventos por volta do ano 45 d.C. Atos 21:10-12 relata que muitos anos
depois, em 58 d.C., ele se encontrou com Paulo em Cesareia e o teria avisado sobre a
sua iminente prisão, prendendo sua mão ao seu pé com o cinto de Paulo para
demonstrar o que os judeus fariam
com ele se continuasse a sua viagem até Jerusalém. O apóstolo,
ouvindo-o a sentença e ainda a persistir demasiado de seus companheiros para
que não fosse a Jerusalém , diria que estaria pronto "Não somente a ser
ligado, mas a morrer em Jerusalém pelo nome de Cristo."
AS REVELAÇÕES
PROFÉTICAS ATRAVÉS DO APÓSTOLO JOÃO NO LIVRO DO APOCALIPSE.
Início do Livro:
Revelação de Jesus Cristo, a qual Deus lhe deu, para mostrar aos seus
servos as coisas que brevemente devem acontecer; e pelo seu anjo as enviou, e
as notificou a João seu servo;
O qual
testificou da palavra de Deus, e do testemunho de Jesus Cristo, e de tudo o que
tem visto. Apocalipse 1:1,2
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O
DOM DA PROFECIA.
E falem dois ou três profetas, e os outros julguem.
Mas, se a
outro, que estiver assentado, for revelada alguma coisa, cale-se o primeiro.
Porque
todos podereis profetizar, uns depois dos outros; para que todos aprendam, e
todos sejam consolados.
E os
espíritos dos profetas estão sujeitos aos profetas.
Porque Deus
não é Deus de confusão, senão de paz, como em todas as igrejas dos santos.
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SIGNIFICADO DA PROFECIA.
Mensagem inspirada; pode ser
uma revelação da vontade divina ou a proclamação dela. A profecia pode ser um
ensinamento moral inspirado, uma declaração de uma ordem ou de um julgamento
divino, ou uma proclamação de algo que vai acontecer. — Ez 37:9, 10; Da
9:24; Mt
13:14; 2Pe
1:20, 21.
Profeta
Pessoa que Deus usa para revelar seus propósitos. Os profetas
eram porta-vozes de Deus, que transmitiam não apenas predições, mas também
ensinamentos, mandamentos e julgamentos de Jeová. — Am 3:7; 2Pe 1:21.
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PROFETAS DO VELHO TESTAMENTO.
_______________________________________________
Ano AC |
Nome |
Referência |
3382/3017 |
Gênesis 5:21-24; Judas 1:
14. |
|
2948/1998 |
Gênesis 9: 25-27. |
|
1996/1821 |
Gênesis 20:7 |
|
1836/1689 |
Gênesis 49: 1 |
|
1571/1451 |
Deuteronômio 18: 18. |
|
1582/1452 |
Êxodo 15:20. |
|
1285. |
Juízes 4:4. |
|
1245. |
Juízes 6:8. |
|
1127. |
1 Samuel 2:27. |
|
1136/1056 |
1 Samuel 3:20. |
|
1085/1015 |
Salmos 16:8-11. Atos
2:25-31 |
|
1080/1010 |
1 Samuel 22:5; 1Crônicas
29:29. |
|
1070/1005 |
2 Samuel 7:2; 12:1; 1Reis
1:10. |
|
1060/985 |
2 Samuel 15:27. |
|
1050/975 |
2 Crônicas 35:15. |
|
1020/955 |
1 Reis 11:29; 12:15; 2
Crônicas 9:29. |
|
1015/950 |
1 Reis 12: 22; 2 Crôn.
11:2; 2 Crôn.12:7. |
|
1013/975 |
2 Crônicas 9:29 2 Crônicas
12:15. |
|
1013/975 |
1 Reis 13:1. |
|
978/918 |
2 Crônicas 15:1-7 . |
|
1005/930 |
2 Crônicas 16:7-10 . |
|
972/895 |
1 Reis 16:1-7, 2 Crônicas
19:2, 20:34 . |
|
950/885 |
1 Reis 22:8-2 |
|
949/896 |
1 Reis 17:1. |
|
920/830 |
Joel 1:1; Atos 2: 16. |
|
915/839 |
1 Reis 19:16. |
|
848/775 |
2 Reis 14:25; Jonas 1:1;
Mateus 12:39-41;16:4; Lucas 11:29-3 |
|
780/680 |
2 Reis 19,20. 2 Crôn.
26:22;32:20-32; Isaías.1:1. |
|
790/690 |
Oseias 1:1. |
|
800/720 |
Amós 1:1; 7:14,15. |
|
775/705 |
2 Crônicas 28:9. |
|
775/705 |
Miqueias 1:1. |
|
660/600 |
Sofonias 1:1. |
|
655/585 |
2 Reis 22:14 |
|
620/540 |
Obadias 1:1 |
|
700/630 |
Naum 1:1 |
|
645/580 |
Habacuque 1: 1. |
|
659/569 |
2 Crônicas 36:12,21.
Jeremias 1:1,2. |
|
629/559 |
Ezequiel 1:3. |
|
605/530 |
Daniel 12:11. Mateus 24:15. |
|
580/510 |
Esdras 5:1; Esdras 6:14.
Ageu 1:1. |
|
560/490 |
Filho de Ido. Esdras 5:1; |
|
456/386 |
Malaquias 1:1. |
|
|
|
|
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PROFETAS NO NOVO TESTAMENTO
Ágabo. Atos
11:28; Atos_21:10.
Filhas
de Felipe. Atos 21:9.
Zacarias
o pai de João. Lucas 1:67.
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O ministério
de PROFETA termina em João Batista, partindo da festa do pentecostes os que
profetizam são pessoas que receberam o dom da profecia, o carisma, apesar de
algumas traduções afirmar que estes foram profetas.
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