DIVERTIDA MENTE
1.Uma linha do tempo é uma
representação visual de uma sequência cronológica de eventos de uma história,
um processo ou um histórico.
2.e um instrumento didático que pode ser
utilizado no estudo da História, para favorecer a visualização da sucessão de
fatos e processos históricos que se queira focalizar, assim como de sua
extensão no tempo e, sobretudo, de sua concomitância com outros fatos
e processos que façam parte do contexto ...
3.Desenhe uma linha vertical na
linha do tempo principal para mostrar os anos em que esses eventos aconteceram.
Em seguida, escreva uma breve descrição de cada um. Organize as datas em
sequência. Os eventos precisam estar na ordem cronológica e não na ordem de
importância ou interesse.
Levando em conta que quero me
colocar nesta linha com o objetivo de estudar minha trajetória considerando;
O passado e o presente,
Este
que vai aproximar a compreensão do futuro, que pode ser hoje.
TEMPO
O banco
da vida; Imagine se você tivesse depositado na sua conta bancária todo dia R$
86.400,000... Que você deveria gastar ao longo do dia, porque no final do dia
esta conta estaria zerada e no dia seguinte mais R$ 86.400,000 seriam
depositados...
Todos nós somos
clientes desse banco. Deus nos dá 86 mil e quatrocentos segundos para serem
vividos da melhor maneira possível, amando, sendo amigo, sendo irmão, sendo
gentil, sendo anjo e sendo família, sendo generoso, fazendo amizades,
apaixonando, aprendendo, ensinando, caindo, levantando-se, vivendo...
Quer saber o valor de um ano? Pergunte há um
garoto que repetiu de ano. Para saber o valor de um mês, pergunte há uma mulher
que teve um filho prematuro. Para saber o de uma semana, pergunte a um editor
de jornal semanal.
Quer saber o valor de
um dia, pergunte para uma pessoa que tem tarefas árduas para serem feitas nesse
dia. Para saber o valor de uma hora.
Para saber o valor de
um minuto, pergunte á quem perdeu um avião. Para saber o de um segundo,
pergunte a quem conseguiu evitar um acidente de trânsito e para saber o valor
de um milésimo de segundos, pergunte a um atleta que ganhou medalhas de prata
nas olimpíadas...
Por isso não desperdice o seu tempo, ele é
seu bem mais precioso... Que é ele
que você vai compartilhar com as pessoas que você mais ama; seus pais, seus
irmãos, seus avós, com seus(suas) amigos(as) .
Que a gente só se dá
conta quando perde. A gente tem que viver
o agora, não adianta pensar que lá no futuro (lá no futuro e se não tiver
futuro?). Futuro é o AGORA!!! O ontem é história, o amanhã um
mistério, e o hoje é uma dádiva. Por isso que se chama presente:
“PRESENTE DE DEUS”.
#JhonAlexModesto
A VIDA NA
TERRA.
Se você pensa em
suas primeiras memórias, certamente se vê com 3 ou 4 anos em alguma situação
chocante ou engraçada que marcou você. É até possível que você tenha lembranças
vagas e confusas de algum tempo ou cena anterior, mas ninguém se lembra de nada
de seus primeiros anos de vida. Por quê? Quando começamos a lembrar?
Para muitos estudos que foram realizados, ainda
precisamos muito saber sobre o funcionamento do cérebro humano, principalmente
no que se refere à memória ou sonhos em fetos e bebés, já que a impossibilidade
de ser contada. O que eles pensam ou sonham torna difícil saber com certeza
como suas funções cognitivas se desenvolvem.
No entanto, todos os especialistas no campo concordam que o
desenvolvimento da memória começa dentro do útero, uma vez que os
neurônios responsáveis pela memória começam a se formar no terceiro trimestre
da gravidez. É por isso que, quando um bebê nasce, ele é capaz de reconhecer
instantaneamente a voz de sua mãe ou canções que cantou, porque se lembra
delas, elas foram armazenadas em sua memória primitiva.
Mas é verdade que sua memória é muito limitada,
então ele pode lembrar algumas vozes, sons e rostos, mas não muitos. Essa
primeira memória com a qual todos os bebês nascem é o que é conhecido
como "memória útil", pois permite que você se lembre dos
rostos de seus pais ou como conseguir comida, isto é, ajuda a sobreviver e se
adaptar ao novo ambiente. No entanto, é uma memória muito curta e inconsciente.
À medida que o bebê cresce, sua memória se
desenvolve à medida que seu cérebro e suas outras funções cognitivas
se desenvolvem. Desta forma, cada vez que ele é capaz de armazenar mais
memórias e em 3 meses, por exemplo, ele pode se lembrar de fotos que ele foi
mostrado um par de dias antes. Ele também assimilou as rotinas e sabe o que ele
toca a cada momento do dia. Com 6 meses você pode reconhecer e lembrar de todas
as pessoas com quem você tem contato frequente e com 9 meses você sabe onde os
brinquedos ou suas roupas são mantidos.
Acredita-se que, com 16 meses, começa a se desenvolver memória de longo
prazo, aliada ao desenvolvimento de linguagem que permite corrigir melhor
todas as suas lembranças. No entanto, não é até 3 ou 4 anos quando ele
começa a armazenar memórias que podem durar a vida toda. Portanto, não
é até esta idade que as crianças começam a manter em sua memória eventos ou
atividades que eles serão capazes de lembrar aos 50 anos de idade.
Mas, como dissemos, com algumas exceções, ninguém
se lembra de nada Adulto primeiros 3 anos de vida devido a um mecanismo
conhecido como amnésia infantil. Os pesquisadores da área
acreditam que esta incapacidade de se lembrar de nada dos nossos primeiros anos
é que o cérebro está ocupado criando neurônios, o que limita a sua capacidade
de armazenar e proteger memórias de longo prazo.
Assim, de acordo com um estudo realizado pelo Dr. Paul Frankland e Sheena
Josselyn no Hospital for Sick Children em Toronto e da Universidade de Toronto
(Canadá), durante o período de aumento da neuro gênese ou formação de
neurônios no hipocampo, a formação de memórias é menor, Mas quando
esse treinamento é reduzido, algo que acontece por volta dos 3 anos, as
memórias aumentam.
Além disso, o desenvolvimento verbal também influencia essa amnésia. Ou
seja, à medida que aumenta a nossa língua e vocabulário, aumentar nossas
memórias, porque estes são fixos para a mente através de imagens e palavras.
Não é possível lembrar de nada antes
de 3 anos?
Certamente há pessoas próximas que afirmam lembrar de um momento, situação ou
imagem de antes de 3 anos. E, apesar do que acabamos de explicar, é possível,
já que nossa mente pode armazenar esses tipos de memórias de maneira difusa,
especialmente se forem ruins ou nos causaram um grande impacto. No entanto,
também é possível inventar memórias, ou seja, quando ouvimos uma história
muitas vezes, acabamos criando em nossa mente imagens dela que acreditamos
serem memórias, embora não sejam.
Por que algumas pessoas se lembram
melhor do que outras?
A memória é uma capacidade mental que é trabalhada e melhorada desde bebês. Quanto
mais experiências e estímulos temos desde o útero, mais conexões neuronais
criamos, o que aumenta nossa inteligência e habilidades como a memória.
Portanto, as crianças estimuladas cedo tendem a ter uma memória e memórias
melhores do que outras que trabalharam menos a mente.
Isto é confirmado por vários estudos que foram conduzidos sobre a memória das
crianças, como a realizada em 2000, que comparou as primeiras memórias de
infância de neozelandeses da herança europeia, maioria é asiática. Os
resultados desta pesquisa mostraram que as primeiras memórias dos participantes
asiáticos foram, em média, quatro anos e meio, enquanto as dos europeus tinham
cerca de três anos e meio e as dos Maoris tinham dois anos e meio de idade.
anos e seis meses. Ou seja, quase dois anos de diferença entre alguns grupos e
outros, que os autores atribuíram à maior riqueza oral dos Maoris, cultura
na qual a palavra e as histórias são fundamentais para os bebês.
Mas pesquisas adicionais mostram que existem mais
fatores que influenciam a memória e as memórias. Esse outro trabalho, realizado
pela Dra. Federica Artioli, pesquisadora da Universidade de Otago, estudou a
questão da memória antiga na Itália e, assim, descobriu que as crianças
que crescem em uma família extensa têm relacionamentos frequentes com muitos
parentes (avós, tios, primos ...) têm memórias mais cedo e
mais densas do que as crianças que crescem cercadas apenas por mamãe e papai.
Portanto, como dissemos, as crianças que têm maior estimulação oral desde os
bebês são capazes de criar e colocar mais memórias em suas mentes antes, então,
se você quer que seu filho tenha uma boa memória, você deve conversar e
contar histórias. e histórias muitas vezes a partir da 20 ª semana de gravidez. E
tente fazer essas memórias felizes, proporcionando uma infância cheia de amor e
bons momentos.
Paul Frankland e Sheena Josselyn, do
Hospital for Sick Children Toronto e da Universidade de Toronto (Canadá)
SUAS MEMÓRIAS, SEU PASSADO.
Para um PRESENTE confortável devemos ter
autoridade para controlar o PASSADO, não importa se aconteceram coisas
desagradáveis ou muito agradáveis, O PASSADO É O FREIO DA VIDA quando
acionado, o tempo para e revive coisas que dominam seus sentimentos quando isso
acontece o presente que vai definir seu futuro está pausado como um
automóvel na autoestrada com uma pane no motor, levando o condutor a descobrir
o defeito e continuar a viagem.
O PASSADO ESTÁ ARQUIVADO, NÃO SERÁ
APAGADO.
A mente humana segundo os psicólogos,
não deleta arquivos apenas podem ficar na nuvem e dar lugar para o presente que
está acontecendo, e há pessoas que tem na mão uma vara de pesca, está pausando
o presente e pescando memórias para reviver momentos que podem envenenar o
futuro. Cuidado, na vida precisamos da atenção do motorista, é necessário olhar
no retrovisor, mas, sua atenção está a sua frente. Diz o filósofo; “ Se está
olhando para trás, como irá ver o que está a frente?”
COMO LIVRAR-SE DO PASSADO.
O passado de uma pessoa são ativados
diante aquilo que funciona como uma chave que abre a porta dos fundos.
Há pessoas que sofrem com a perda de
uma pessoa amada, essas memórias irão ficar no arquivo das prioridades e será
necessário descartar tudo o que foi daquela pessoa amada e tornar possível evitar
a ressurreição dessas memórias, coisas que lembram a pessoa que se foi somente
servirão de penalidades para seu presente. Outra forma interessante é forçar a
lembrança do passado a dar lugar para os acontecimentos do presente, qual a
pessoa vai controlar uma situação bem mais confortável.
FINALIZANDO.
Pergunta o
pregador; “QUEM QUER VOLTAR AO PASSADO, LEVANTA A MÃO!” muitas pessoas
gostariam de levantar a mão, mas ouviram uma notícia; “É I.m.p.o.s.s.i.v.e.l”
Leia comigo:
João 3
1 E havia entre os fariseus um homem, chamado
Nicodemos, príncipe dos judeus.
2 Este foi ter de noite com Jesus, e disse-lhe:
Rabi, bem sabemos que és Mestre, vindo de Deus; porque ninguém pode fazer estes
sinais que tu fazes, se Deus não for com ele.
3 Jesus respondeu, e disse-lhe: Na verdade, na
verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de
Deus.
4 Disse-lhe Nicodemos: Como pode um homem
nascer, sendo velho? Pode, porventura, tornar a entrar no ventre de sua mãe, e
nascer?
.
.
Vamos
colocar com outras palavras!
Nicodemos! É
impossível voltar ao passado, você vai começar daqui para a frente!
Você já
pensou que se fosse possível iríamos mudar a história? Eu e você fizemos parte
na vida de muitas pessoas, qual não é possível mudar tudo por sua causa, o que
está escrito não poderá mudar. Lembrando que o passado é a razão para colocar
na linha o nosso futuro, que será agora.
-----------------------------------
https://youtu.be/C2szbxCARiI
Aprenda a linha do tempo
👆
.............................................
.
.
.
Comentários- prantoniocorban@gmail.com
Nenhum comentário: