THE DECLARATION OF APOSTOLO PAULO /A DECLARAÇÃO DO APOSTOLO PAULO.
1 Porventura, ignorais, irmãos (pois falo aos que conhecem a lei), que a lei tem domínio sobre o homem toda a sua vida?
2 Ora, a mulher casada está
ligada pela lei ao marido, enquanto ele vive; mas, se o mesmo morrer,
desobrigada ficará da lei conjugal.
3 De sorte que será
considerada adúltera se, vivendo ainda o marido, unir-se com outro homem;
porém, se morrer o marido, estará livre da lei e não será adúltera se contrair
novas núpcias.
4 Assim, meus irmãos, também
vós morrestes relativamente à lei, por meio do corpo de Cristo, para
pertencerdes a outro, a saber, aquele que ressuscitou dentre os mortos, a fim
de que frutifiquemos para Deus.
5 Porque, quando vivíamos
segundo a carne, as paixões pecaminosas postas em realce pela lei operavam em
nossos membros, a fim de frutificarem para a morte.
6 Agora, porém, libertados da
lei, estamos mortos para aquilo a que estávamos sujeitos, de modo que servimos
em novidade de espírito e não na caducidade da letra.
7 Que diremos, pois? É a lei
pecado? De modo nenhum! Mas eu não teria conhecido o pecado, senão por
intermédio da lei; pois não teria eu conhecido a cobiça, se a lei não dissera:
Não cobiçarás.
8 Mas o pecado, tomando
ocasião pelo mandamento, despertou em mim toda sorte de concupiscência; porque,
sem lei, está morto o pecado.
9 Outrora, sem a lei, eu
vivia; mas, sobrevindo o preceito, reviveu o pecado, e eu morri.
10 E o mandamento que me
fora para vida, verifiquei que este mesmo se me tornou para morte.
11 Porque o pecado,
prevalecendo-se do mandamento, pelo mesmo mandamento, me enganou e me matou.
12 Por conseguinte, a lei é
santa; e o mandamento, santo, e justo, e bom.
13 Acaso o bom se me tornou em
morte? De modo nenhum! Pelo contrário, o pecado, para revelar-se como pecado,
por meio de uma coisa boa, causou-me a morte, a fim de que, pelo mandamento, se
mostrasse sobremaneira maligno.
14 Porque bem sabemos que a
lei é espiritual; eu, todavia, sou carnal, vendido à escravidão do pecado.
15 Porque nem mesmo
compreendo o meu próprio modo de agir, pois não faço o que prefiro, e sim o que
detesto.
16 Ora, se faço o que não
quero, consinto com a lei, que é boa.
17 Neste caso, quem faz isto
já não sou eu, mas o pecado que habita em mim.
18 Porque eu sei que em mim,
isto é, na minha carne, não habita bem nenhum, pois o querer o bem está em mim;
não, porém, o efetuá-lo.
19 Porque não faço o bem que
prefiro, mas o mal que não quero, esse faço.
20 Mas, se eu faço o que não
quero, já não sou eu quem o faz, e sim o pecado que habita em mim.
21 Então, ao querer fazer o
bem, encontro a lei de que o mal reside em mim.
22 Porque, no tocante ao homem
interior, tenho prazer na lei de Deus;
23 mas vejo, nos meus membros,
outra lei que, guerreando contra a lei da minha mente, me faz prisioneiro da
lei do pecado que está nos meus membros.
24 Desventurado homem que sou!
Quem me livrará do corpo desta morte?
25 Graças a Deus por Jesus
Cristo, nosso Senhor. De maneira que eu, de mim mesmo, com a mente, sou escravo
da lei de Deus, mas, segundo a carne, da lei do pecado.
PERGUNTAS e RESPOSTAS.
P- Quem era o Apostolo Paulo.
r- O Apostolo Paulo era judeu da
tribo de benjamim e cidadão romano. Tinha autoridade como chefe de exércitos,
talvez centurião, mas estava no plano de Deus chamar para ser o imitador de
Cristo. Estava entre os maiores teólogos da época. Se converteu ao cristianismo
e foi o presidente universal da igreja primitiva. Foi o maior dos Apóstolos e
recebeu instruções diretamente de Cristo ressuscitado, foi arrebatado até o
terceiro céu e suas cartas estão sendo decifradas até o dia de hoje.
P- Por que Paulo fez essa
declaração?
r- Paulo era preparado para deixar
essa vida, pois, contemplou a vida no céu, amava muito a igreja e o que
segurava Paulo a essa vida.
P – Paulo despreza o corpo e
consente com a morte, por que?
r – Na verdade Paulo passou seu
ministério na maioria encarcerado, Paulo por ser humano sentia na carne as
mesmas necessidades fisiológicas de um homem normal, era solteiro ou talvez
viúvo e havia uma batalha entranhada no interior de Paulo, estava privado aos
direitos humanos dessa vida e padecia, uma grande razão para essa declaração.
P- Como entender esse conselho
de Paulo? O
mesmo Deus da paz vos santifique em tudo; e o vosso espírito, alma e corpo sejam
conservados íntegros e irrepreensíveis na vinda de nosso Senhor Jesus
Cristo. 1
Tessalonicenses 5:23
r – Há formas diferentes de interpretar a
santificação, somos tentados a pecar exatamente pela natureza pecaminosa do
corpo, ser tentado não é estar em pecado, mas, sim o pecado sendo consumado
passa a contaminar a alma que leva á condenação.
Leia o que escreveu o Apostolo Tiago: Ao contrário, cada um é tentado pela sua própria cobiça,
quando esta o atrai e seduz.
Então, a
cobiça, depois de haver concebido, dá à luz o pecado; e o pecado, uma vez
consumado, gera a morte. Tiago
1:14,15.
Não caberia nesta postagem perguntas e respostas sobre
o tema, na verdade cada ser humano tem uma condição para se manter longe do
pecado, uns mais fortes, outros mais fracos. Quando fazemos o nosso máximo para
confrontar a tentação sempre temos a ajuda do Espírito Santo. Os Apóstolos não
foram melhores que nós nem por isso deveriam deixar de ensinar a necessidade da
santificação.
Filhinhos meus, estas coisas vos escrevo para que não
pequeis. Se, todavia, alguém pecar, temos Advogado junto ao Pai, Jesus Cristo,
o Justo;
e ele é a
propiciação pelos nossos pecados e não somente pelos nossos próprios, mas ainda
pelos do mundo inteiro.
Ora,
sabemos que o temos conhecido por isto: se guardamos os seus mandamentos.
Aquele que
diz: Eu o conheço e não guarda os seus mandamentos é mentiroso, e nele não está
a verdade.
Aquele,
entretanto, que guarda a sua palavra, nele, verdadeiramente, tem sido aperfeiçoado
o amor de Deus. Nisto sabemos que estamos nele:
aquele que
diz que permanece nele, esse deve também andar assim como ele andou.
1 João 2:1-6
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